(Foto/Guilherme Bueno/Diário de Uberlândia)
Incêndio que demorou nove dias para ser extinto no Parque Estadual do Pau Furado, entre os municípios de Araguari e Uberlândia, resultou em multa de mais de R$1 milhão. A Polícia Militar de Meio Ambiente identificou que as chamas tiveram início em uma área onde ocorre furto de energia elétrica e aplicou a multa milionária.
As chamas consumiram mais de 531 hectares do Parque, tiveram início no dia 1º e só foram completamente extintas no dia nove. As chamas teriam se iniciado em um conglomerado de chácaras, onde estaria ocorrendo furto de energia elétrica. Com isso, a Associação dos Moradores foi autuada em R$1.012.382,47.
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) afirmou, em nota, ter atuado na segunda-feira (23), no apoio à Polícia Militar de Meio Ambiente para identificar as redes irregulares localizadas nas proximidades do Parque do Pau Furado.
A estatal posicionou que as redes irregulares, além dos crimes previstos na legislação de furto de energia, trazem também riscos de incêndios na vegetação e de choques para a população.