A vítima foi transferida para o Hospital de Clínicas da UFTM, em Uberaba
Irmão de 12 anos atira acidentalmente na cabeça do de 13 em Santa Juliana (Foto/PMMG/Divulgação)
Trabalhador rural, de 46 anos, foi preso em flagrante pelos crimes de posse ilegal e omissão de cautela de arma de fogo, enquanto seu enteado, de 12 anos, foi apreendido em flagrante por suposto ato infracional análogo a lesão corporal, após disparar um tiro e acertar acidentalmente a cabeça do irmão, de 13 anos. O fato aconteceu em fazenda no município de Santa Juliana (MG), na noite de quarta-feira (19). Devido à gravidade do ferimento, o adolescente foi transferido para o pronto-socorro infantil do Hospital de Clínicas da UFTM, em Uberaba.
Segundo apurou o Jornal da Manhã, a Polícia Militar foi chamada no Hospital Municipal de Santa Juliana, onde havia dado entrada o adolescente de 13 anos com ferimento na cabeça proveniente de projétil de arma de fogo.
No hospital, os militares confirmaram que o adolescente havia sido atingindo por um disparo, apresentando lesão na região frontal do crânio (testa) com apenas orifício de entrada.
O trabalhador rural e padrasto da vítima relatou aos policiais militares que residem em uma fazenda, a cerca de 15 quilômetros da cidade, e que estava dentro do banheiro tomando banho, quando percebeu sua esposa abrindo a porta, desesperada, aos gritos.
Ele contou ainda que ao sair do banheiro viu o enteado caído no chão e o tomou pelos braços, colocando-o imediatamente no carro e seguindo para o hospital, uma vez que o adolescente estava com ferimento na cabeça.
A esposa do trabalhador rural e mãe dos garotos confirmou a versão apresentada e acrescentou que estava escovando os dentes com a filha, preparando para dormirem, quando ouviu seus filhos conversando sobre o barulho dos cachorros do lado de fora da casa. Em seguida, segundo a mulher, ela escutou um barulho e o irmão de 12 anos chamando pelo de 13. Ela relata que abriu a porta e viu o filho de 13 anos caído no chão.
O adolescente de 12 anos informou aos policiais militares que estava conversando com o irmão e quando ouviu um barulho dos cães do lado de fora da casa disse que ficou preocupado e pegou a espingarda do padrasto, que estava escondida no fundo da última prateleira do armário, atrás das roupas, no quarto dos pais.
O adolescente disse ainda que, no momento que pegou a carabina, não percebeu que tinha colocado o dedo no gatilho e, acidentalmente, efetuou o disparo, atingindo o irmão que estava em sua frente. Ele também disse que nesse momento jogou a carabina no chão e ficou chamando pelo irmão, que estava caído no chão.
O médico que atendeu o adolescente no hospital em Santa Juliana informou que o projétil atingiu a região frontal da cabeça (testa). O adolescente deu entrada em estado grave e, de imediato, foi transferido para o Hospital de Clínicas da UFTM, em Uberaba.
Policiais militares se deslocaram até a fazenda e apreenderam a arma de fogo utilizada na ação. Trata-se de uma carabina de pressão, transformada em calibre 22, com um cartucho no cano deflagrado e um pote contendo dezesseis munições do mesmo calibre.
Em seguida, os militares deram voz de prisão em flagrante ao trabalhador rural pela prática do crime de posse ilegal de arma de fogo e omissão na cautela na posse também da arma de fogo.
O adolescente de 12 anos, bastante abatido, conforme prevê a legislação, recebeu voz de apreensão em flagrante por suposto ato infracional análogo a lesão corporal contra seu irmão, de 13.
Os dois foram levados para a Delegacia de Plantão da 2ªDRPC/5ºDPC, em Araxá (MG), e apresentados, juntamente com a arma de fogo e munições, à autoridade policial.