POLÍCIA

Jovens tentam importar escorpiões imperadores da África ilegalmente

Dois jovens uberabenses - de 22 e 24 anos - foram detidos sob suspeita de crime de introdução de animais estrangeiros na fauna

Renato Manfrim
Publicado em 15/06/2017 às 09:23Atualizado em 16/12/2022 às 12:38
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Dois jovens uberabenses - de 22 e 24 anos - foram detidos sob suspeita de crime de introdução de animais estrangeiros na fauna. Acusados de transporte ilegal de 23 “escorpiões imperadores”, vindos da África, eles foram ouvidos pela Polícia Federal de Uberaba e liberados. Antes foi dada voz de prisão aos suspeitos pelo crime de introduzir espécie animal no país sem parecer técnico oficial favorável e licença de órgão ambiental competente. Eles ainda respondem em liberdade pelo crime de maus-tratos a animais.

A PM foi acionada primeiramente na agência dos Correios da avenida Deputado José Marcus Cherém, onde fez contato com fiscais do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), que informaram sobre a apreensão de 23 escorpiões no aeroporto de Guarulhos (SP). Os animais vieram em pacote oriundo de indivíduo da Nigéria (Osilokyn Hassan), país do continente africano, sendo o destinatário estudante de 24 anos de Uberaba. O pacote ilegal foi detectado em aparelho de raios X do aeroporto, sendo que 13 animais estavam mortos. Após a descoberta do transporte ilegal, agentes do Ibama retiraram os animais da encomenda, sendo encaminhados à coleção de artrópodes do Instituto Butantã, em São Paulo (SP), onde estão mantidos de forma adequada.

Em Uberaba, a PM, com agentes do Ibama, foi até o endereço da encomenda: rua Diva Ferreira Pinheiro, bairro Jardim Serra Dourada. No local, o suspeito disse que pediu a encomenda no seu nome, mas que os escorpiões seriam para o seu amigo de 22 anos. Este jovem de 22 anos pediu ao amigo para que a entrega fosse na sua residência porque o mesmo é aluno de biologia e fica pouco tempo em casa. O estudante foi encontrado e assumiu ser o proprietário da encomenda. Ele disse saber da ilicitude da ação e que os animais seriam encaminhados a indivíduo da cidade de São Paulo. No entanto, se recusou informar a identificação deste terceiro envolvido. Por outro lado, informou que a finalidade da encomenda dos escorpiões, realizada pela internet, seria para depois vender ou trocar por outros animais exóticos.

A advogada de defesa dos jovens, Juliana Castejon, acompanhou a confecção do boletim de ocorrência e agora tomará as devidas providências.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por