POLÍCIA

Mais um detento é encontrado morto na penitenciária nesta manhã

Trata-se de João Gustavo Simão Lacerda, que veio para Uberaba após a desativação do presídio de Conceição das Alagoas

Publicado em 18/05/2018 às 11:57Atualizado em 16/12/2022 às 01:23
Compartilhar

Atualizado às 10h26

Foi encontrado mais um detento morto na penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira nesta manhã. Trata-se de João Gustavo Simão Lacerda, de 26 anos, que veio para Uberaba transferido de Conceição das Alagoas, após a desativação do presídio daquele município. Ainda não se sabe a causa da morte, mas a suspeita é que seja também briga de facções. Lacerda tinha ligação com o Comando Vermelho. Segundo o registro da ocorrência, o agente penitenciário que encontrou o detento morto acionou a Polícia Militar por volta de 5h20 desta manhã. 

Segundo informações extraoficiais obtidas pelo JM Online, o detento foi encontrado pendurado em uma tereza (corda feita com lençóis) na ala D, que é a mesma onde outros dois homens foram encontrados no início da semana, mortos por asfixia e pendurados em seguida; pelo menos um deles foi assassinado, haja vista que outro detento confessou tê-lo matado. Segundo o registro da ocorrência, o corpo estava no fundo da cela pendurado em uma viga de concreto, apresentando rigidez cadavérica. 

O terceiro detento encontrado morto foi vítima de infarto dentro de sua cela, tendo a causa da morte atestada na Unidade de Pronto Atendimento onde ele foi encaminhado. 

Apurações do jornalista Carlos Paiva, no programa Sentinela, da Rádio JM, dão conta que pelo menos mais três detentos estariam jurados de morte por facção rival; se a morte de João Gustavo Simão Lacerda for confirmada como homicídio seriam pelo menos mais dois sob a mira do crime organizado.

Vale ressaltar que outro presídio próximo a Uberaba corre risco de ser fechado, que é o de Sacramento, que fica a cerca de 80km de distância. Caso a interdição ocorra, é possível que mais presos sejam transferidos para cá.

O corpo de João Gustavo Simão Lacerda foi levado ainda nesta manhã para o Instituto Médico Legal, onde passará por reconhecimento pessoal pela família antes da liberação para o sepultamento. Perícia Técnica da Polícia Civil esteve no local para os trabalhos de praxe; foram constatados sinais de violência (hematomas na perna esquerda e em volta do pescoço, marcas de enforcamento).

Acionada pela reportagem, a Secretaria de Estado de Administração prisional (Seap) informou que presos de uma das celas da penitenciária acionaram os agentes penitenciários para socorrer João Gustavo Simão Lacerda. Acionada imediatamente, a Polícia Civil investigará o caso e a direção da penitenciária apura administrativamente o fato. A Seap também informou que todos presos que dividiam cela com João Gustavo serão ouvidos pela área técnica da unidade e pelo Poder Judiciário.

Confira a nota enviada na íntegra:

A Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) informa:

Na madrugada desta sexta-feira, 18.05, por volta das 5h, presos de uma das celas da Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira, em Uberaba, acionaram os agentes de segurança penitenciários para socorrer o detento João Gustavo Simão Lacerda, de 26 anos.

Os agentes encontraram João Gustavo com uma corda feita de lençóis amarrada no pescoço. Ele estava pendurado na ventana na cela. Imediatamente a Polícia Civil foi acionada para coletar informações sobre o ocorrido. O caso está sendo investigado criminalmente pela PC. A direção da penitenciária apura administrativamente o fato.

Todos os presos que dividiam cela com João Gustavo serão ouvidos pela área técnica da unidade e pelo Poder Judiciário.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por