Carreta bitrem parada ou em baixa velocidade, possivelmente por causa da baixa visibilidade verificada na manhã de ontem na BR-262, pode ter sido a causadora de acidente com vítima fatal
Foto/Sandro Neves
Fiat ficou totalmente destruído após a colisão com o caminhão, que invadiu a contramão para desviar de bitrem parado
Carreta bitrem parada ou em baixa velocidade, possivelmente por causa da baixa visibilidade verificada na manhã de ontem na BR-262, pode ter sido a causadora de acidente com vítima fatal registrado nas proximidades de Peirópolis, a cerca de 20 quilômetros de Uberaba. O condutor do Fiat Uno, José Renato Ferreira Oliveira Queiroz, 51 anos, morreu após colisão frontal com caminhão VW, carregado com medicamentos, que invadiu a contramão de direção para desviar do bitrem.
O policial rodoviário federal Márcio Salge contou que, segundo depoimento do condutor, que seguia no sentido Araxá, o seu caminhão (placas de Uberlândia/MG), para evitar colisão traseira na carreta, invadiu a contramão e bateu de frente com o Uno. “Ao chegarmos ao local nos deparamos com o caminhão na faixa contrária e o veículo da vítima no meio do matagal, à margem da via, com a vítima já sem vida”, disse o policial.
Ainda segundo informações do motorista do caminhão repassadas a Salge, ele foi surpreendido ao visualizar a carreta canavieira à sua frente, que estava em baixíssima velocidade, sendo que precisou jogar o seu caminhão rapidamente para a contramão para não bater violentamente contra a traseira dela. “Quando ele jogou, não deu tempo de frear e evitar o acidente”, lamentou o PRF.
Por outro lado, testemunhas informaram à reportagem do Jornal da Manhã que a carreta estava parada no centro da pista e ainda que a visibilidade no momento do acidente estava prejudicada por causa de neblina. O motorista do caminhão foi submetido ao teste do bafômetro, mas não foi constatada nenhuma irregularidade pelos policiais militares.
Houve congestionamento no local, sendo que a PRF liberou o trânsito após o fim dos trabalhos da perícia técnica da Polícia Civil (PC) e as retiradas do corpo pelo IML (Instituto Médico Legal) e dos veículos pelo guincho, que encaminhou estes ao pátio conveniado do Detran. A ocorrência do acidente, registrada pela PRF, foi encaminhada à Delegacia de Plantão.