Militares e civis ligados à 5ªRPM realizaram doações de sangue na manhã de ontem no Hemocentro de Uberaba (Foto/Sérgio Teixeira/PMMG)
O comando da 5ª Região da Polícia Militar (5ªRPM) realizou mais um evento solidário, desta vez estimulando a doação de sangue por parte dos policiais militares e funcionários civis. Trata-se de um ato voluntário que pode ajudar a salvar muitas vidas. Oficiais, praças e servidores civis estiveram no Hemocentro de Uberaba e doaram sangue, na manhã de ontem.
Conforme a Polícia Militar, cada doação de sangue pode salvar a vida de até quatro pessoas. Vale destacar que, em um dia, o organismo já repõe a quantidade de sangue que foi retirada na doação.
Além disso, doar sangue é um ato seguro e todos os materiais usados no procedimento são descartáveis. Desse modo, não há riscos de contaminação.
Conforme o comando da 5ªRPM, quando doamos sangue, fornecemos um produto essencial para a sobrevivência de um indivíduo. Em algumas situações é inevitável, sendo, portanto, essencial que haja sangue em estoque, o qual é conseguido exclusivamente por doação.
Ainda conforme a Polícia Militar, várias são as situações em que uma pessoa necessita de sangue. Entre as situações mais conhecidas, podemos citar as cirurgias de grande porte, transfusão para pacientes com doenças crônicas, como a doença falciforme, e após acidentes graves.
O comando da Polícia Militar em Uberaba concluiu: “Conscientizar os policiais militares e funcionários civis de um gesto humanitário de solidariedade, de cidadania, de amor ao próximo, que é o ato de doar sangue, pode salvar vidas”.