(Foto/Divulgação)
Ação integrada entre forças de segurança resultou na prisão de cinco pessoas e na recuperação de diversos veículos e maquinários furtados em propriedade rural nas proximidades da Serra do Pedroso, no município de Sacramento (MG). A operação, que durou quatro dias consecutivos, envolveu policiais militares de Minas Gerais, além de agentes das polícias civis de Minas e de São Paulo.
A ocorrência teve início quando a Polícia Militar recebeu informações sobre um caminhão sob suspeita na região. Após buscas, o veículo foi localizado e interceptado, sendo confirmado como produto de furto. No momento da prisão do motorista, um segundo veículo — supostamente usado pela quadrilha — foi direcionado contra os policiais, na tentativa de atropelá-los, possivelmente para o resgate do preso. Houve troca de tiros e os suspeitos conseguiram fugir com o carro em direção ao estado de São Paulo.
Com o avanço das investigações, as equipes localizaram uma fazenda usada como ponto de apoio pela quadrilha. No local, foi encontrado um trator com registro de furto em São Paulo. O condutor do caminhão e um segundo envolvido, apontado como receptador, foram presos.
Em data posterior, policiais retornaram à propriedade com mandado de busca e apreensão. Durante a diligência, os mesmos indivíduos que haviam sido presos — e liberados em audiência de custódia — voltaram à fazenda. Ao avistarem os policiais, um deles tentou fugir pela mata, mas foi detido. Durante as buscas, foram apreendidas duas armas de fogo e munições.
Com novas informações, uma terceira incursão foi realizada na fazenda, desta vez com o apoio das polícias civis de Minas e de São Paulo. Na nova etapa da operação, foram recuperados mais um trator da marca Valtra, diversos implementos agrícolas e um quadriciclo, todos com registro de furto em território paulista. Um dos indivíduos, reincidente e também liberado em audiência anterior, foi novamente preso.
Ao final da operação, o saldo foi de cinco prisões, quatro boletins de ocorrência (incluindo um por maus-tratos), recuperação de um caminhão, dois tratores — Massey Ferguson e Valtra —, um quadriciclo, diversos implementos agrícolas, além da apreensão de duas armas de fogo e munições.
A operação desarticulou uma organização criminosa especializada em furtos e receptação de máquinas agrícolas, cuja atuação cruzava os estados de Minas Gerais e São Paulo. As investigações continuam para identificarem outros membros do grupo e possíveis receptadores dos equipamentos furtados.