
O mandado teve como objetivo apreender documentos, eletrônicos e outros materiais que possam ajudar na identificação de todos os envolvidos no esquema (Foto/Divulgação)
A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta terça-feira (4), mandado de busca e apreensão em Uberaba no âmbito de uma investigação que apura crimes de contrabando de agrotóxicos, apropriação indébita e uso de documentos falsos.
A ação teve como alvo um homem suspeito de aplicar golpes em empresas de locação de veículos utilizando identidades falsas. Um dos automóveis obtidos de forma fraudulenta foi posteriormente usado no transporte de produtos ilícitos.
Segundo a PF, em 2023 o investigado alugou uma caminhonete em Ribeirão Preto (SP) com documentos falsificados em nome de outra pessoa. Após retirar o veículo, ele teria removido o rastreador e desaparecido, alegando que viajaria a Uberlândia por motivos familiares.
Meses depois, o automóvel foi localizado pela Polícia Militar do Paraná, em Itaipulândia (PR), carregado com cerca de 480 quilos de agrotóxicos de origem estrangeira. A apreensão deu início à investigação conduzida pela Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu (PR).
O suspeito já é reincidente, com histórico de outras locações fraudulentas, incluindo um caso em Goiânia (GO), também com uso de documentação falsificada.
As diligências em Uberaba confirmaram que o homem mantinha uma base de apoio na cidade. O mandado teve como objetivo apreender documentos, eletrônicos e outros materiais que possam ajudar na identificação de todos os envolvidos no esquema de contrabando e nas fraudes de locação de veículos.