182 MANDADOS

PF prende homem em Uberaba durante megaoperação nacional contra abuso infantil

Publicado em 08/10/2025 às 10:18Atualizado em 08/10/2025 às 12:35
Compartilhar

A corporação informou o cumprimento simultâneo de 182 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão preventiva em todo o país (Foto/Polícia Federal/Divulgação)

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (8/10), a Operação Nacional Proteção Integral III, em ação conjunta com as Polícias Civis de 16 estados brasileiros, com o objetivo de identificar e prender criminosos envolvidos em abusos sexuais contra crianças e adolescentes, especialmente aqueles cometidos pela internet.

A ação ocorre simultaneamente nos 27 estados do país, consolidando-se como uma das maiores operações nacionais de combate aos crimes de exploração sexual infantil já realizadas. Ao todo, 182 mandados de busca e apreensão (MBAs) foram expedidos, sendo 138 cumpridos pela Polícia Federal e 44 pelas Polícias Civis, além de 11 mandados de prisão preventiva.

Até o momento, o balanço parcial aponta 46 prisões em flagrante, número que ainda pode aumentar conforme o avanço das diligências, duas apreensões de menores e duas vítimas resgatadas. A operação mobilizou 890 policiais em todo o país, sendo 617 federais e 273 civis, em uma força-tarefa que demonstra a dimensão e a articulação nacional da ação. 

Os mandados da Polícia Federal foram cumpridos em todos os 27 estados brasileiros, Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins. Já as Polícias Civis participaram com ordens judiciais em 16 estados, entre eles Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Em Uberaba, foi cumprido um Mandado de Busca e Apreensão, e uma pessoa foi presa em flagrante por armazenar imagens contendo abuso sexual infantojuvenil.

Coordenada pela PF, a Proteção Integral III integra os esforços nacionais de combate aos crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes. A operação reforça a integração entre forças de segurança federais e estaduais, demonstrando o compromisso conjunto na defesa da infância e da adolescência.

A atual fase dá continuidade às edições anteriores, deflagradas em março e maio de 2025, e evidencia a atuação permanente da Polícia Federal nessa frente de combate. Somente em 2025, entre janeiro e setembro, a instituição já cumpriu mais de 1.630 mandados de prisão de foragidos condenados por crimes sexuais, reforçando seu empenho em proteger crianças e adolescentes e responsabilizar autores desses crimes.

A PF também alerta pais e responsáveis para a importância de acompanhar e orientar o uso da internet por crianças e adolescentes. Segundo a corporação, conversar abertamente sobre riscos e segurança digital é essencial para prevenir abusos.

“A prevenção e a informação são as ferramentas mais eficazes para garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes”, destacou a Polícia Federal em nota.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por