Teve início nesta manhã, das 8h às 17h, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Seminário Jurídico e Técnico-Operacional do Curso de Formação de Soldados (CFSD 2025/2026) da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). O evento marca oficialmente o começo da formação dos novos soldados da corporação.
O Curso de Formação de Soldados é uma etapa essencial na preparação dos futuros policiais militares, sendo responsável pela formação técnica, jurídica, ética e operacional dos discentes. Dentro desse contexto, o seminário visa principal promover a integração entre teoria e prática, aproximando os alunos da atuação do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Perícia Oficial.
A abertura oficial foi conduzida pelo comandante da 5ª Região da Polícia Militar (5ª RPM), coronel PM Rodrigo Wolf Luz, que ressaltou a importância da capacitação contínua e do alinhamento institucional entre os órgãos que compõem o sistema de justiça criminal, para garantir maior legitimidade e efetividade ao serviço policial.
Ao longo do dia, magistrados, representante do Ministério Público e perito criminal ministraram palestras sobre temas fundamentais para a atividade policial, entre eles a produção da prova na persecução penal, a atuação da Polícia Militar em casos de violência doméstica, o papel do policial militar no sistema de justiça criminal, o combate ao crime organizado e a preservação do local de crime.
Entre os palestrantes estiveram os juízes de Direito Gustavo Moreira, Fabiano Garcia Veronez e Stefano Renato Raymundo; o Chefe de Departamento da Polícia Civil Felipe Colombari da Silva; e o perito criminal Mauro Teixeira Barbosa.
O seminário foi encerrado pelo coronel Rodrigo Wolf Luz, que reforçou o compromisso da Polícia Militar de Minas Gerais com a formação qualificada e juridicamente sólida de seus futuros soldados. O evento contou com a presença de autoridades civis e militares, instrutores, alunos do CFSD 2025/2026 e convidados.

(Foto/Divulgação Sérgio Teixeira)