Policiais civis realizam hoje (18) uma operação para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra suspeitos de envolvimento com o jogo Baleia Azul. Os 24 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça serão cumpridos em 20 municípios de nove estados brasileiros, entre eles Minas Gerais.
Intitulada Operação Aquaris, a ação é coordenada pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática da Polícia Civil fluminense. Foram distribuídas 24 equipes de agentes em 20 municípios de todo o país, com três agentes em cada, totalizando, pelo menos, 72 policiais envolvidos.
A prática do jogo Baleia Azul ocorre em comunidades fechadas de redes sociais, como Facebook e WhatsApp, e não existe oficialmente com um site ou aplicativo. Os participantes, em sua maioria adolescentes, são instigados pelos organizadores do jogo a cumprirem 50 tarefas, que envolvem isolamento social, automutilação (muitas vezes com o desenho da baleia no braço), sendo que a última delas é o suicídio.
Segundo informações divulgadas pela delegacia, às 8h50, os policiais já haviam apreendido telefones celulares e computadores em todos os estados onde a ação foi realizada. Agora, os agentes avaliarão o material apreendido, que vai ajudar a identificar os curadores do Baleia Azul.