CERIMÔNIA

Polícia Militar celebra o Dia da Bandeira com a incineração daquelas inservíveis

Carlos Paiva
Publicado em 19/11/2024 às 19:44
Compartilhar
Polícia Militar reuniu a tropa diante do Quartel do 4ª Batalhão para as celebrações do Dia da Bandeira (Foto/Sérgio Teixeira/PMMG)

Polícia Militar reuniu a tropa diante do Quartel do 4ª Batalhão para as celebrações do Dia da Bandeira (Foto/Sérgio Teixeira/PMMG)

A 5ª Região de Polícia Militar (5ªRPM), com sede em Uberaba, realizou cerimônia de incineração das bandeiras inservíveis, em comemoração ao Dia da Bandeira. A solenidade aconteceu em frente ao 4º Batalhão de Polícia Militar, na praça Magalhães Pinto, bairro Fabrício, na manhã de terça-feira (19). O evento contou com a participação de oficiais e praças e foi presidido pelos tenentes-coronéis PM Waldir do Santos Teixeira e Davi de Brito Júnior

O Pavilhão Nacional foi hasteado pelo cabo Rafael Willian de Oliveira, e a bandeira do Estado de Minas Gerais pela cabo Jéssica Nogueira. Policiais militares prestaram culto à Bandeira Nacional e, seguindo a tradição, foi incinerada pelo subtenente PM Luís Rogério de Araújo.

No dia 19 de novembro é celebrada a Bandeira Nacional, símbolo de grande importância para nosso país, por isso devemos fazer o exercício de reflexão sobre a origem. É momento de celebrar e reafirmar o respeito, a valorização e o significado de nosso símbolo máximo, representado a dignidade e soberania do povo brasileiro.

No dia 19 de novembro comemora-se o aniversário de adoção da Bandeira Nacional como símbolo da Pátria. Ela foi projetada em 1889 por Raimundo Teixeira Mendes, auxiliado por Miguel Lemos, com desenho de Décio Villares. A Bandeira do Brasil foi instituída em 19 de novembro daquele ano, quatro dias após a Proclamação da República, trazendo em seu cerne os ideais republicanos sintetizados no lema “Ordem e Progresso”.

Conforme o artigo 32 da Lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, “as bandeiras em mau estado de conservação deverão ser entregues a qualquer unidade militar, para que sejam incineradas no Dia da Bandeira, segundo o cerimonial peculiar”.

Em dias de festa ou luto nacional, a bandeira é obrigatoriamente hasteada em repartições públicas, escolas e sindicatos. Durante o ano letivo, fica obrigatório seu hasteamento solene em escolas públicas e particulares, pelo menos uma vez por semana.

No entanto, no dia 19 de novembro, o hasteamento e arreamento ocorrem às 12h e 18h, respectivamente, com solenidades especiais. A Polícia Militar de Minas Gerais realizou as atividades inerentes ao Dia da Bandeira Nacional, reafirmando sua tradição de amor, respeito e patriotismo. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por