Equipes da ViSa devem voltar ao estabelecimento no Cássio Rezende para retirar ainda mais lixo do local
(Foto/Reprodução)
A Vigilância Sanitária (Visa) de Uberaba segue em ação no estabelecimento comercial interditado no bairro Cássio Rezende, após a identificação de graves irregularidades. Entre quinta-feira (11) e sexta-feira (12), com apoio das equipes de Endemias e Zoonoses, cerca de 2.680 quilos de materiais impróprios para o consumo, juntamente com lixo, foram retirados do local e encaminhados ao aterro sanitário.
De acordo com a Visa, os trabalhos de limpeza e recolhimento ainda não foram concluídos e devem prosseguir até a próxima semana. O estabelecimento permanece interditado, e o caso segue sob acompanhamento do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
A operação teve início na quarta-feira (10) e já havia revelado um cenário de total insalubridade, com alimentos e bebidas vencidos desde 2019, rótulos adulterados, armazenamento inadequado, acúmulo de lixo, fezes de roedores, estoque irregular de combustíveis e até a ossada de um cachorro foram encontrados no local.
No dia seguinte, a fiscalização também constatou maus-tratos a uma cadela, mantida em condições precárias, além de irregularidades envolvendo botijões de gás. O responsável pelo comércio acabou preso, sendo enquadrado em crimes previstos nas Leis 8.137/91 (comercialização de produtos impróprios), 8.176/91 (armazenamento irregular de derivados de petróleo) e 9.605/98 (maus-tratos a animais).
As investigações contaram com a atuação da Polícia Civil, da Polícia Ambiental e da Guarda Civil Municipal.