O homem teria sido socorrido em casa pelos bombeiros e deixado na UPA São Benedito, onde optou por ficar no chão ao invés de uma cadeira de rodas, quando sofreu uma parada cardiorrespiratória
O servidor geral teria optado em deitar no chão, ao invés de permanecer na cadeira de rodas que lhe foi oferecida, segundo explicou a Funepu (Foto/Acervo pessoal)
A Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba investiga a morte do servidor geral Simar Jonas Sobrinho, 42 anos. Ele foi socorrido em casa por uma unidade de resgate do Corpo de Bombeiros Militar e levado para a UPA São Benedito. Segundo informações de testemunhas, o homem teria ficado no chão, por falta de maca e cadeira. O servidor chegou a sofrer parada cardiorrespiratória, sendo socorrido e transferido para hospital, onde morreu no dia seguinte.
Segundo apurou o Jornal da Manhã, o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado a comparecer na avenida Coronel Joaquim de Oliveira Prata, Parque São Geraldo, na tarde de segunda-feira (24).
No local, os bombeiros militares se depararam com Simar Jonas Sobrinho, deitado numa cama, consciente e orientado, sem lesões aparentes, queixando-se de mal-estar, fraqueza, tremores e desconforto na região torácica.
Ele disse que era alcoolista, sofria com hipertensão e fazia uso de medicamentos. Foram feitos os procedimentos cabíveis e, após regulação médica realizada pelo Samu, Simar Jonas Sobrinho foi levado para a UPA São Benedito.
Como não havia cadeira nem maca, ele ficou sentado/deitado no chão à espera de atendimento médico de emergência (usava pulseira amarela) até sofrer parada cardiorrespiratória.
Ele foi socorrido por médico plantonista e transferido para o Hospital Regional José de Alencar, mas morreu no dia seguinte (25) e foi sepultado na quarta-feira (26), no Cemitério Medalha Milagrosa.
A Secretaria de Saúde, através de sua assessoria de imprensa, informou que apura o fato junto à Funepu, sobre o que teria ocorrido, para a tomada das medidas necessárias.
Já a Funepu esclarece, também através da assessoria de imprensa, que Simar Jonas Sobrinho deu entrada na Unidade por meio do Samu, às 14h35, e foi triado às 14h41, conforme registrado em sistema.
Ainda segundo a assessoria, apesar de ter sido acomodado em cadeira de rodas, o paciente se recusou a ficar no equipamento. Ao longo do período de permanência, ele apresentou evolução no estado clínico e, no mesmo dia, foi transferido para o Hospital Regional José de Alencar, por meio do Samu.