ASSUNTO GRAVE

Uberaba aparece no top 10 de desaparecimentos em Minas Gerais, aponta Polícia Civil

Cidade tem 14 comunicados em 2026 até 4 de fevereiro; em 2025 foram 178 desaparecimentos e 133 localizações

Juliana Corrêa
Publicado em 08/02/2026 às 15:50
Compartilhar
Em Uberaba, somente em 2026, até o dia 4 de fevereiro, foram registrados 14 comunicados de pessoas desaparecidas, o que representa uma taxa de 3,92 casos por 100 mil habitantes (Divulgalção)

Em Uberaba, somente em 2026, até o dia 4 de fevereiro, foram registrados 14 comunicados de pessoas desaparecidas, o que representa uma taxa de 3,92 casos por 100 mil habitantes (Divulgalção)

Casos recentes com grande destaque na mídia chamam a atenção para um assunto grave em todo o país: o desaparecimento de pessoas. De acordo com dados da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Uberaba segue como um dos municípios com maior número total de desaparecidos no estado.  

Em Uberaba, somente em 2026, até o dia 4 de fevereiro, foram registrados 14 comunicados de pessoas desaparecidas, o que representa uma taxa de 3,92 casos por 100 mil habitantes. No mesmo período, nove pessoas foram localizadas, índice de 2,52 por 100 mil habitantes. Ao longo de todo o ano de 2025, o município contabilizou 178 desaparecimentos e 133 localizações.  

No cenário estadual, Minas Gerais registrou 836 comunicados de pessoas desaparecidas em 2026, até 4 de fevereiro, com média de 24 ocorrências por dia. No mesmo intervalo, 600 pessoas foram localizadas. Em 2025, os números foram ainda mais expressivos: 9.311 desaparecimentos e 6.723 localizações ao longo do ano, com médias diárias próximas de 26 registros de desaparecimento e 18 de localização.  

Segundo a Polícia Civil, Uberaba ocupa atualmente a 10ª posição entre os municípios mineiros em número absoluto de pessoas desaparecidas em 2026. No ano passado, a cidade figurou na 8ª colocação. Belo Horizonte lidera o ranking nos dois períodos, seguida por Contagem.  

A PCMG destaca que atua na investigação de desaparecimentos de forma integrada com as demais forças de segurança, realizando diligências e levantamentos desde o momento do registro da ocorrência. Em caso de desaparecimento, o comunicado pode ser feito em qualquer delegacia, base da Polícia Militar ou pela Delegacia Virtual (https://delegaciavirtual.sids.mg.gov.br/sxgn/), e deve ser realizada assim que for percebida a quebra da rotina da pessoa desaparecida, sem a necessidade de aguardar 24 horas.  

A instituição mantém ainda uma cartilha com orientações preventivas e procedimentos para familiares, disponível em seus canais oficiais. Já a Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida (DRPD) reúne, em um banco público disponível neste link (https://desaparecidos.policiacivil.mg.gov.br/), cartazes de pessoas desaparecidas, reforçando que qualquer cidadão pode contribuir com informações de forma anônima através do telefone 0800 2828 197.  

Casos recentes  

Caso com grande comoção nacional, o desaparecimento dos irmãos Ágatha Isabelly, de 6 anos, e Allan Michael, de 4, completou um mês nesta quarta-feira (4). As crianças desapareceram após saírem para brincar com o primo, de 8 anos, em uma área de mata na zona rural de Bacabal, no interior do Maranhão. Desde então, equipes do Corpo de Bombeiros, das polícias Civil e Militar, da Força Estadual, do Centro Tático Aéreo e do Exército Brasileiro atuam de forma conjunta nas buscas.  

Com final feliz, caso da menina Alice Maciel, de 4 anos, que estava desaparecida desde a tarde de quinta-feira (29/1), na zona rural de Jeceaba, na Região Central de Minas Gerais, foi encontrada viva dois dias depois e já está com a família. Criança autista, ela mobilizou uma grande força-tarefa de buscas, com atuação contínua do Corpo de Bombeiros, apoio de outros órgãos de segurança e a emissão de um Amber Alert pelo Ministério da Justiça. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por