Atendimento hospitalar no Hélio Angotti (Foto/Divulgação)
A Câmara Municipal de Uberaba (CMU) promove nesta terça-feira (18) a homenagem especial Doutor Hélio Angotti. A honraria este ano será entregue nesta terça-feira (18), às 19h30, no anfiteatro Mário Pimenta, no Centro Administrativo. Entre os 34 homenageados deste ano está o médico Hélio Massa (In memoriam), a infectologista Cristina Barata e o médico Marco Túlio Rodrigues da Cunha, entre outros.
Em relação ao projeto original, aprovado em 2011, a CMU aprovou a Resolução 4.220, que altera a Homenagem Especial “Doutor Hélio Angotti”. A honraria foi criada pelo vereador Samuel Pereira (PMB) e o então vereador Cleber Cabeludo.
Com a nova redação, cada vereador terá o direito de agraciar com a Homenagem Especial dois profissionais da área da Saúde, podendo ser profissionais da ativa ou falecidos que colaboraram com relevantes serviços para o município.
Hélio Angotti nasceu em Uberaba no dia 20 de junho de 1920. Formou-se em Medicina na Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro, especializando-se em Cancerologia e Cirurgia e sempre clinicou em nossa cidade. Casou-se com Ana Soares Angotti e tiveram quatro filhos. Na medicina foi o fundador e presidente da Associação do Combate ao Câncer do Brasil Central, hoje Hospital Hélio Angotti, instituição referência de combate ao câncer em nível nacional.
Foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, onde também foi professor. Na vida profissional, foi um médico que sempre primou pelo humanismo. Atuou na política, sendo vice-prefeito de Uberaba por dois mandatos: 1955 a 1959 e 1.959 a 1963, época em que a eleição de vice-prefeito era separada e permitida a reeleição. Faleceu em 9 de janeiro de 1971.