NOVAMENTE

60% dos candidatos são aprovados na prova para conselheiros tutelares

Publicado em 05/09/2023 às 22:25
Compartilhar

O exame versou sobre legislação dos direitos da criança e do adolescente e sobre o Diagnóstico da Situação da Criança e do Adolescente do Município de Uberaba (Foto/Ilustrativa)

Está disponível no Diário Oficial do Município o resultado parcial da prova escrita, aplicada no domingo (3), para candidatos ao Conselho Tutelar de Uberaba. De acordo com a lista do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberaba (Comdicau), 34 candidatos foram aprovados no exame de aferição de conhecimento. Ao todo, 56 pessoas fizeram a avaliação no último final de semana, após reabertura do processo de escolha, o que representa 60% de aprovação.

Interessados em ingressar com recurso têm esta quarta-feira (6) e segunda-feira (11) para apresentá-lo na Casa dos Conselhos, na rua Arthur Machado, 553, Centro, das 8h às 18 horas. Para ser aprovado, era necessário ter alcançado, no mínimo, 65% da pontuação total da avaliação.

O teste teve 40 questões de múltipla escolha e duas questões dissertativas, totalizando 60 pontos. O exame versou sobre legislação dos direitos da criança e do adolescente e sobre o Diagnóstico da Situação da Criança e do Adolescente do Município de Uberaba.

O exame de domingo foi aplicado após reabertura, no final de agosto, do processo eleitoral para o Conselho Tutelar, conduzido pelo Comdicau. A medida visa ampliar o número de candidatos na eleição marcada para outubro deste ano. Ao final, serão eleitos 15 conselheiros para o mandato 2024/2027, ficando os demais como suplentes.

No processo anterior, deflagrado em abril, 15 candidatos foram aprovados na avaliação escrita e no teste psicológico e se habilitaram para a eleição. O resultado está mantido e os habilitados não precisam passar por essas etapas novamente.

De caráter eliminatório, a prova de conhecimentos é a segunda fase do processo eleitoral para escolha dos próximos conselheiros tutelares de Uberaba. A seleção é dividida em quatro etapas: inscrição, prova de aferição de conhecimento, avaliação psicológica e eleição dos habilitados por meio de voto direto.

A avaliação psicológica para os novos candidatos está prevista para ocorrer nos dias 14 e 15 de setembro. O objetivo é verificar o perfil psicológico adequado ao exercício da função de conselheiro tutelar. Por fim, a eleição dos habilitados está marcada para 1º de outubro. Os eleitos tomarão posse em janeiro de 2024.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por