DE OLHO

Adesão da inspeção municipal ao sistema nacional é autorizada no Legislativo local

Gisele Barcelos
Publicado em 07/03/2023 às 21:03
Compartilhar

Queijo (Foto/Agência Minas)

Foi aprovado também projeto de lei que altera o regulamento do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e permite a adesão à rede nacional do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), o que viabilizará que as pequenas empresas cadastradas possam comercializar os produtos de origem animal para o restante de Minas Gerais e, também, para todo o Brasil.

O secretário de Desenvolvimento do Agronegócio, Agnaldo Silva, explicou que a Câmara já aprovou, no ano passado, um Projeto autorizando o município a passar o serviço de inspeção para o Convale. Ele disse que o Mapa formalizou o edital com Lei específica para os consorciados.

Segundo o titular da pasta, o projeto apresentado revoga a lei de 2008 que criou o serviço de inspeção municipal e estabelece um novo regulamento, seguindo as diretrizes do Ministério da Agricultura. A mudança atende a uma exigência do Mapa, para que o mesmo aceite a adesão do consórcio à rede nacional Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). “Então, entendemos que seria melhor concentrar o trabalho através da Convale”, afirmou.

Já a diretora do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio Grande (Convale), Vanessa Silva, acrescentou que o objetivo do projeto é padronizar o regulamento do serviço de inspeção para que as normas sejam as mesmas em todos os municípios consorciados.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por