Aeroporto de Uberaba (Foto/Divulgação)
Com contrato de concessão em vigor desde o início de junho, aeroporto de Uberaba pode estar sob gestão da Aena dentro de dois meses. A expectativa foi informada a representantes do governo municipal ontem, durante videoconferência com o diretor de Relações Institucionais e Comunicação da empresa, Marcelo Bento.
Na reunião virtual, a equipe da Prefeitura tratou sobre o processo de troca da gestão do aeroporto local. O terminal de Uberaba ainda é administrado pela Infraero, mas integra o lote arrematado pela Aena na sétima rodada de concessões no ano passado.
Segundo o diretor da Aena, a empresa está atualmente trabalhando no projeto para a transição operacional dos aeroportos junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Marcelo Bento posicionou que a previsão é que a concessionária assuma efetivamente a gestão do Aeroporto Mário de Almeida Franco no mês de setembro. Ele também informou que uma visita será agendada a Uberaba em data a ser confirmada.
Antes de assumir a administração do aeroporto, a nova concessionária precisa apresentar planos operacionais, de treinamento de pessoas e de comunicação com todas as empresas que atuam nos aeroportos e seus colaboradores. O material precisa ser validado pela Anac e só depois a Aena passa a ser responsável pela gestão do terminal.
Segundo os critérios do contrato, Uberaba será um dos primeiros aeroportos a passar para a nova concessionária. Isso porque o termo estabelece que a empresa receberá inicialmente os equipamentos com menos de um milhão de passageiros ao ano. O terminal local tem uma média em torno de 100 mil passageiros anualmente. Desta forma, a Aena deu início em maio à contratação de pessoal para atuar na cidade.
Em Uberaba, a empresa inicialmente abriu vagas para um assistente administrativo, um encarregado de manutenção, um encarregado de safety, um fiscal de operações, um encarregado de segurança AVSEC e um coordenador de Operações, Security e Serviços. Posteriormente, também foi aberta seleção para um analista de gestão administrativa. Os interessados ainda podem se candidatar no site da empresa. Para Uberlândia, a empresa agora tem um total de 13 vagas abertas para preenchimento.