Na segunda-feira (13), a Aena assume a administração do aeroporto de Uberaba. A concessionária concederá entrevista coletiva para apresentar os principais planos para a modernização e ampliação do terminal de passageiros. O diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, e o diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Aena Brasil, Marcelo Bento, estarão presentes ao evento.
O terminal local recebe em torno de 100 mil passageiros anualmente, em média. A Aena já realizou no primeiro semestre a contratação de pessoal para atuar na cidade.
Com a concessão para a iniciativa privada, o aeroporto de Uberaba deve receber R$267,5 milhões em investimentos dentro de 30 anos. O montante é o quinto maior entre os 11 terminais do bloco encabeçado pelo aeroporto de Congonhas.
Segundo dados do estudo de viabilidade técnica e econômica da sétima rodada de concessões do Ministério de Infraestrutura, 85% do investimento no aeroporto local deve ser feito já nos primeiros cinco anos de contrato. Com isso, a nova concessionária injetará R$227 milhões no terminal de Uberaba até 2028.
O contrato prevê, nos primeiros 36 meses, intervenções para ampliar a capacidade da estrutura para o embarque e desembarque de passageiros e, também, de despacho de bagagens no terminal de Uberaba, observando a demanda de projeto mínima de 220 passageiros por hora.
Os investimentos previstos também são para adequações na infraestrutura para que a pista do aeroporto local possa receber aeronaves da categoria 3C. Além dos ATR-72 já vistos no terminal, essa modalidade inclui aviões maiores, como o Airbus A318 e o Boeing 737-700.