Secretária Municipal de Planejamento, Isabela Nascimento, diz que pretende ampliar a participação popular na revisão do plano diretor (Foto/Divulgação)
Para avançar na revisão do plano diretor, a Secretaria de Planejamento pretende intensificar, a partir de fevereiro, coleta de informações por meio de questionário. A proposta é que os agentes comunitários de saúde contribuam com o processo de captação de dados ao longo do próximo mês, aproveitando as visitas domiciliares para esclarecer a população sobre como preencher o formulário.
O questionário para participação popular na revisão do plano diretor foi lançado em outubro do ano passado. Desde então, mais de 1.300 pessoas já preencheram o formulário, que ajudará na elaboração do diagnóstico sobre a cidade.
De acordo com a secretária de Planejamento, Isabela Nascimento, houve bastante interesse no início da campanha, porém os eventos do fim de ano tiraram o foco e o ritmo de participação caiu. “Temos que chamar mais as pessoas. A Copa e as eleições atrapalharam bastante. Depois, com o Natal e réveillon, deu uma paralisada e outras questões entraram na mente das pessoas”, salientou.
A titular da pasta explicou que a meta é ultrapassar o total de 3.000 respostas ao questionário. Por isso, os agentes comunitários de saúde foram capacitados para sensibilizar as pessoas a preencher o formulário. “Como eles vão às casas, poderão explicar como é o questionário e ajudar as pessoas a responder. Isso permitirá alcançar muitas pessoas na área periférica de Uberaba. Vamos fazer esse trabalho durante a primeira quinzena de fevereiro”, acrescentou.
Em paralelo, a secretária posicionou que continuarão sendo feitas visitas em instituições de ensino e feiras para esclarecer sobre o processo de revisão do plano diretor, buscando alcançar mais pessoas para responder o questionário.
Segundo a titular do Planejamento, a previsão é atingir a quantidade necessária de respostas até o carnaval, para dar início à compilação das informações coletadas via formulário e fazer um cruzamento com os dados disponíveis do novo Censo do IBGE.
A partir daí, Isabela programa realizar entre o fim de março e o início de abril a primeira conferência para apresentar o diagnóstico atual da cidade e as propostas elencadas pela população. Nesse momento, ela adiantou que serão criados os grupos de trabalho para discutir as proposições. “Vamos continuar as reuniões temáticas das proposições para compilar tudo e fazer a segunda conferência em maio, depois da exposição”, ressaltou.
Pelo cronograma inicial, a secretária espera que o trabalho seja concluído no primeiro semestre deste ano para a elaboração da minuta do projeto de lei de revisão do plano diretor. “Acredito que até o começo de julho conseguiremos apresentar o projeto formalmente à Câmara Municipal”, disse.
Consulta pública. O questionário para que a população participe da Revisão do Plano Diretor Integrado (PDI) está disponível no site da Prefeitura. Basta clicar no banner para responder as questões que farão parte do diagnóstico sobre Uberaba.
O formulário é dividido em quatro seções, com a identificação do cidadão, as vulnerabilidades e potencialidades do bairro e da cidade percebidas por ele, avaliação sobre comércio e serviços, infraestrutura, acessibilidade, entre outros itens. Na terceira seção, estão as percepções e desejos em relação ao bairro e ao Município. E, por fim, a caracterização do local onde vive.