Unidade básica de saúde no Morumbi terá expediente ampliado e passará a atender no período noturno. A informação é da secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha, ressaltando que a expectativa é que o funcionamento seja estendido antes do fim do atual mandato.
Desde o começo do ano, a Secretaria de Saúde estava analisando as localidades para ampliação do expediente noturno. A titular da pasta afirmou que a decisão já foi tomada para o funcionamento noturno no Morumbi. “É uma prioridade nossa aumentar o número de unidades básicas abertas à noite. A primeira que a gente vai ampliar é a do Morumbi, porque abrange uma área bastante grande. A cidade cresceu muito naquela região e tem demanda para o atendimento”, disse.
No entanto, ainda não foi definida data para a unidade básica do Morumbi começar a funcionar até 22 horas. A secretária argumentou que a concretização do atendimento noturno no bairro depende da contratação de profissionais dispostos a trabalhar no horário.
O funcionamento noturno das unidades básicas foi um projeto lançado na gestão do ex-prefeito Paulo Piau (MDB), com abertura de seis postinhos até 22 horas. Na campanha eleitoral em 2020, a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) prometeu aumentar o número de postos de saúde com atendimento à noite, mas até o momento não houve avanço.
A secretária posicionou que a falta de profissionais dificulta os planos para implantar o atendimento à noite em outras UBSs. “Ainda não consegui colocar mais unidades à noite por essa questão de profissionais disponíveis para este horário. Muitos médicos não têm interesse em trabalhar no período noturno na Atenção Básica porque a maioria tem plantões em outros lugares. Estamos tentando”, declarou.
Para viabilizar a ampliação do número de unidades básicas de saúde com atendimento até 22 horas, a Secretaria de Saúde estuda abertura de processos seletivos específicos para trabalho no período noturno.