O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Geraldo Alckmin (Foto/Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Geraldo Alckmin, anunciou nesta quinta-feira (6) que o governo tem planos de investir R$ 106,16 bilhões nos próximos quatro anos visando a renovação da indústria brasileira. Essa iniciativa, denominada de "neoindustrialização" pela gestão atual, busca impulsionar o setor industrial do país.
Alckmin divulgou os detalhes durante a primeira reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), realizada no Palácio do Planalto, com representantes do governo, empresários, industriais, sindicatos patronais e trabalhistas.
Os recursos serão provenientes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), com base nas projeções para o ano de 2023.
Conforme Alckmin, o CNDI aprovou as diretrizes para a política de neoindustrialização, que guiarão as discussões do órgão nos próximos meses. O MDIC planeja lançar um plano abrangente até o final do ano, com enfoque na transição energética e na descarbonização.
Alckmin também destacou a previsão de assinatura do primeiro contrato de gestão do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), uma das medidas do governo para reforçar o compromisso com a inovação e a sustentabilidade.
Fonte: O Tempo