Prefeito licenciado Anderson Adauto (PMDB) reuniu o secretariado e assessores, no domingo à noite (8), solicitando engajamento na campanha dos candidatos da base aliada. Por meio de sua assessoria, AA disse esperar a colaboração direta no horário de almoço e após o término da jornada de trabalho.
Os candidatos inseridos no projeto político da administração e por quem Anderson Adauto solicitou empenho são Aelton Freitas (PR) e Paulo Piau (PMDB), que buscam reeleição à Câmara Federal, e o ex-presidente do Codau José Luiz Alves (PSL), em sua segunda tentativa à Assembleia Legislativa.
Dos três postulantes, apenas Piau conseguiu consolidar índices aferidos em pesquisas eleitorais realizadas pelo Instituto ContraPonto, publicadas pelo Jornal da Manhã em 13 de junho e no último fim de semana.
O republicano Aelton Freitas caiu 9,5% na preferência do eleitorado uberabense, reduzindo de 14 para 4,5%. Variação negativa também para José Luiz, que na sondagem passada detinha 3% das intenções de voto, contabilizando na estimulação recente 2,2% das pretensões eleitorais.
Embora pertença à base aliada, as candidaturas do PT – Marilda Ribeiro e Adelmo Carneiro Leão – são vistas como projetos partidários com reconhecimento do governo, mas não integrantes do projeto político, de acordo com informações da assessoria do prefeito licenciado.
A candidatura de Tony Carlos, que divide espaço no comitê de Piau, é vista por Anderson Adauto como projeto pessoal e, portanto, sem respaldo da administração.
A assessoria divulgou ainda ser positiva a análise de AA sobre o crescimento da presidenciável Dilma Rousseff (PT) e do senador Hélio Costa (PMDB) nas pesquisas, considerando crença na vitória de ambos.