AGENDA POSITIVA

Seminário da Agricultura Familiar do Triângulo Sul foca na venda de produtos

Marconi Lima
Publicado em 13/08/2025 às 21:51
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

A Secretaria Municipal do Agronegócio promoveu o 1º Seminário de Oportunidades da Agricultura Familiar do Triângulo Sul, reunindo lideranças de Uberaba, Campo Florido, Delta, Pirajuba, Planura e Veríssimo, além de representantes da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale), técnicos do setor e agricultores familiares da região.

O evento discutiu investimentos no campo e ampliação das possibilidades de comercialização, com destaque para o anúncio de que, até 2028, os gastos obrigatórios da merenda escolar com produtos da Agricultura Familiar poderão chegar a 70%.

Durante o seminário, foi tratada a possível instalação do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) no Triângulo Mineiro. O chefe de gabinete do órgão, Júnior César Batista de Almeida, afirmou que a chegada representaria “uma somatória de esforços”, com foco inicial em infraestrutura para o setor, incluindo kits de irrigação, melhorias no abastecimento de água e sistemas fotovoltaicos.

O presidente do Sindicato Rural de Uberaba (SRU), Vinícius Rodrigues, destacou o avanço da cultura do cacau no município, com expectativa de alta produtividade e rentabilidade. Ele informou que, no fim de setembro, será realizado seminário com a participação da Cargill para fomentar a cacauicultura na região.

As palestras também abordaram oportunidades de compra e venda de produtos da Agricultura Familiar. O diretor de Logística da Secretaria de Educação de Uberaba, Alexanndre Lennon Silva, informou que a rede municipal atende cerca de 31 mil alunos em 104 unidades, incluindo escolas parceiras.

A representante da Superintendência Regional de Ensino, Gina Mara Stival, ressaltou que o Estado de Minas Gerais também prioriza a Agricultura Familiar na merenda escolar. Nos últimos dois anos, a Regional liderou o ranking estadual, destinando cerca de 56% dos gastos a esses produtores. A superintendência atende 25 municípios, com 89 escolas.

Presidentes da Associação dos Horticultores do Vale do Rio Grande (Horvagra), Sérgio Nepomuceno, e da Associação dos Produtores do Boa Vista e Triângulo Sul (Aprobov), Wellington Sene, apresentaram a produção das entidades e relataram desafios. A Aprobov apontou necessidade de mais crédito e tecnificação, enquanto a Horvagra citou problemas de transporte e capacidade de produção de hortifrutigranjeiros.

Mesmo com os desafios, ambos veem perspectivas positivas. A Aprobov anunciou abertura de 650 novos postos para o fornecimento de carne processada em Belo Horizonte e a Horvagra informou ter vendido, no primeiro semestre de 2025, 74 toneladas de hortifrutigranjeiros e carne para a merenda escolar.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por