COTADO?

Anderson sugere presidente da ALMG para governo de MG com apoio de Lula

Marconi Lima
Publicado em 14/01/2026 às 21:07
Compartilhar

(Foto/Divulgação)

Pré-candidato a deputado federal na eleição deste ano, o ex-prefeito Anderson Adauto sugeriu o nome do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Leite (MDB), o Tadeuzinho, na frente progressista para a disputa do governo do estado.

Durante entrevista ao JM News, na Rádio JM, Adauto disse que o campo progressista em Minas precisa de um nome novo, mas com experiência política seria o ideal para fortalecer o palanque eleitoral do presidente Lula, no estado. Ele acredita que Tadeuzinho também seria um nome interessante para o confronto com o senador Cleitinho (Republicanos) e Mateus Simões, para a sucessão do governador Romeu Zema.

“No campo progressista, citaram alguns nomes, mas não acho que sejam viáveis, como Walfrido Mares Guia, Clésio Andrade, um ex-prefeito de Belo Horizonte (Alexandre Kalil). Eu entendo que é preciso buscar um nome novo e com experiência política. Acho que o Tadeuzinho se enquadra nesse perfil”, justificou Anderson.

Nos meios políticos, fala-se de uma movimentação estratégica para o MDB retomar o protagonismo em 2026. Para isso estariam ocorrendo investidas sobre o Tadeu Leite, que cogita mudar de agremiação. Acredita-se que o chefe do Legislativo mineiro pode substituir Gabriel Azevedo para concorrer ao Palácio Tiradentes.

Nos bastidores, a avaliação é de que o parlamentar possui mais densidade política para atrair um arco de alianças robusto. Entre os partidos desejados para compor a frente de apoio estaria o PT, que busca um palanque sólido para a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no segundo maior colégio eleitoral do país.

Dobradinha. Durante a entrevista, Anderson foi questionado sobre uma possível dobradinha com o radialista Tony Carlos, para o pleito de outubro. O ex-prefeito não garantiu, mas lembrou que, durante seus dois mandatos em Uberaba e em outros momentos da carreira política, Tony foi seu parceiro.

“O Tony talvez seja dos pré-candidatos que têm uma votação esplêndida em Uberaba, fruto do recall das eleições que ele participou. Agora, eu tenho aconselhado o Tony a ser menos provinciano. Não deve ficar somente em Uberaba, é preciso buscar votos em outros municípios”, disse Adauto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por