ELEIÇÕES

Governo Lula é desaprovado por 49% e aprovado por 47%, mostra pesquisa

Levantamento Quaest encomendado pela Genial Investimentos aponta cenário estável e empate técnico na avaliação do governo

Patrícia Nadir/O Tempo
Publicado em 14/01/2026 às 12:10
Compartilhar

Pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (14/1), aponta leve oscilação na avaliação no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o levantamento, 49% dos eleitores desaprovam o trabalho do petista no governo, enquanto 47% afirmam aprovar sua atuação à frente do Palácio do Planalto.

O estudo foi encomendado pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais em todo o país, entre os dias 8 e 11 de janeiro. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e grau de confiança de 95%.

Os resultados mantêm um cenário de equilíbrio observado nas rodadas anteriores. Em dezembro, os índices indicavam empate técnico, com 48% de aprovação e 49% de desaprovação. Já em novembro, a desaprovação alcançava 50%, enquanto a aprovação ficava em 47%, o que mostra estabilidade nas percepções sobre o governo. 

A Quaest também perguntou aos entrevistados como avaliam a gestão federal de forma geral. Para 32%, o governo é considerado positivo, índice ligeiramente inferior ao registrado em dezembro, quando era de 34%. A avaliação negativa subiu de 38% para 39%, enquanto a parcela que classifica a administração como regular passou de 25% para 27%. Outros 2% disseram não saber ou preferiram não responder.

Os números são divulgados em um momento em que Lula, aos 80 anos, se prepara para disputar seu quarto mandato à frente da Presidência da República. As eleições estão marcadas para o dia 4 de outubro, com eventual segundo turno previsto para 25 de outubro.

Em outubro do ano passado, durante entrevista a uma rádio baiana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que eventuais adversários na disputa pelo Palácio do Planalto estariam “mais preocupados”, por avaliarem que uma vitória sobre ele nas urnas não será tarefa fácil.

"Eu tenho certeza que os nossos possíveis adversários devem estar muito mais preocupados do que eu, porque eles sabem que vai ser difícil derrotar a gente numa eleição", afirmou.

Fonte: O Tempo

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por