BR-262 na região do Jockey Park em direção a Campo Florido e BR-153 integra outro lote de licitação com a saída da Triunfo/Concebra da concessão (Foto/Jairo Chagas)
Governo federal abre em janeiro consulta pública para projeto referente à concessão de trecho da BR-262 entre Uberaba e Campo Florido. A rodovia foi desmembrada para a nova tentativa de repasse à iniciativa privada, passando a integrar um lote composto também pela BR-153. Os interessados poderão enviar contribuições à proposta a partir de 2 de janeiro até 16 de fevereiro de 2023.
Os estudos de viabilidade e as minutas do edital da concessão do trecho estarão disponíveis para análise a partir de segunda-feira (26). Os detalhes sobre a proposta serão apresentados em audiência pública, marcada para o dia 31 de janeiro. O evento será realizado em Brasília, mas também será transmitido online pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
Segundo as informações do governo federal, o trecho da BR-262 entre Uberaba e Campo Florido foi inserido no lote rodoviário que abrange a BR-153 desde o entroncamento com a GO-219(A) em Hidrolândia até a divisa entre o estado de Minas Gerais e o estado de São Paulo. Ao todo, o segmento tem 530,6 quilômetros de extensão.
A maior parte da BR-262 de Uberaba até o entroncamento com a BR-153 já está duplicada. O serviço foi executado pela atual concessionária. Entretanto, ainda restam intervenções a serem feitas no trecho.
Na nova concessão, estão previstas melhorias como a construção de travessias urbanas em Hidrolândia, Rancho Alegre, Itumbiara, Araporão, Centralina, Prata, Fronteira, Uberaba e Campo Florido, conforme sugestões de localização apresentadas no Programa de Exploração da Rodovia.
Os estudos de viabilidade apontaram a necessidade de cinco praças de pedágio para o trecho, sendo a previsão de reforma em todas elas. Pelo projeto preliminar da nova concessão, o pedágio na cidade de Campo Florido será mantido.
Com relação à instalação e equipamentos previstos para a Frente de Serviços Operacionais, há a previsão de 364 câmeras, oito ambulâncias Tipo C e três ambulâncias tipo D, além de cinco guinchos leves e três guinchos pesados, bem como 11 edificações de atendimento ao usuário.
Separado. A outra parte da BR-262, entre Uberaba e Betim, integra um lote diferente, cujo projeto de concessão já foi submetido à consulta pública em novembro e agora aguarda a publicação do edital do leilão. A proposta é alvo de contestações, pois não inclui a esperada duplicação da rodovia entre o Triângulo Mineiro e Belo Horizonte.