A duplicação dos 430 quilômetros da rodovia até a capital mineira não constava no pré-projeto de concessão da BR-262 e foi reivindicada oficialmente por lideranças da região
Na gestão passada, a BR-262 foi desmembrada em duas partes para a nova tentativa de repasse à iniciativa privada (Foto/Arquivo)
Apesar de a atual concessionária ter formalizado interesse em permanecer responsável pela BR-262, a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) deu andamento no processo de relicitação da rodovia. O órgão aprovou os relatórios finais das audiências públicas referentes à nova concessão do segmento de Uberaba até Betim e, também, do trecho rumo a Campo Florido e à BR-153.
Na gestão passada, a BR-262 foi desmembrada em duas partes para a nova tentativa de repasse à iniciativa privada. O trecho de Uberaba a Betim foi denominado Rota do Zebu e passou por audiência pública em novembro do ano passado para coleta de sugestões às minutas de edital e contrato da nova concessão. Já o segmento em direção a Campo Florido e à BR-153 foi denominado Rota Sertaneja, com audiência realizada no início deste ano.
Quanto ao lote da BR-262 que faz a ligação entre Goiânia (GO), Uberaba (MG) e Fronteira (MG), a ANTT informou que mais de 20 contribuições protolocadas na consulta popular foram analisadas pela equipe técnica da agência. Já em relação ao trecho entre Uberaba e Betim, foram analisadas mais de 50 sugestões protocoladas. As manifestações aceitas foram incorporadas às minutas de edital e contrato, assim como aos estudos de viabilidade técnica e econômica.
A duplicação dos 430 quilômetros da rodovia até a capital mineira não constava no pré-projeto de concessão da BR-262 e foi reivindicada oficialmente por lideranças da região na audiência. Procurada pela reportagem do Jornal da Manhã, a assessoria de imprensa não respondeu se o pedido foi atendido nem se a obra foi incorporada no novo plano de concessão da rodovia. Em nota, a agência posicionou que os detalhes específicos dos projetos, incluindo as obras previstas, serão divulgados futuramente no edital de concessão.
A aprovação dos relatórios das audiências foi publicada no Diário Oficial da União ontem. Na deliberação, a ANTT também estabelece que a proposta para o novo leilão dos dois lotes agora será encaminhada ao Ministério dos Transportes.
Conforme o órgão, depois da manifestação da pasta, os dois projetos de relicitação serão submetidos à aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU). Pelo cronograma previsto, o material deverá ser enviado ainda este ano para o TCU.