Ponto eletrônico (Foto/Arquivo)
Quase oito meses depois do lançamento do edital, Prefeitura finalizou o processo licitatório para implantação do novo sistema de registro de ponto eletrônico com reconhecimento facial. A contratação da ferramenta teve início em abril deste ano, após reclamações por descumprimento de carga horária por médicos nas unidades básicas.
Quatro empresas estavam na disputa do contrato, orçado em R$4.164.312,96, mas a vencedora do certame foi Henry Equipamentos Eletrônicos e Sistemas, de Pinhais (PR), que ofereceu proposta no valor de R$4.090.000.
A vencedora do processo será responsável pela locação de equipamentos para registro de ponto eletrônico, instalação, manutenção, suporte e fornecimento de software para gestão da frequência dos servidores do município. A perspectiva é que o novo sistema comece a funcionar no início do próximo ano.
O edital informa, que o registro de ponto eletrônico para gestão de frequência, atenderá as secretarias de Administração, de Defesa Social, de Desenvolvimento Social, de Meio Ambiente, de Serviços Urbanos e de Saúde.
Segundo as informações da Prefeitura, os novos equipamentos com reconhecimento facial também serão instalados nas unidades de saúde e o registro de ponto eletrônico será também exigido dos profissionais de Saúde.
Até então, o controle de frequência dos médicos nas unidades de saúde era feito por meio da assinatura da folha de ponto em papel, o que já gerou diversas denúncias por descumprimento da jornada de trabalho. Em outubro do ano passado, um boletim de ocorrência até foi feito pelo vereador Diego Fabiano de Oliveira (PP) para relatar o caso de uma médica que não teria cumprido integralmente a carga horária prevista.