ANTI-RACISMO

Após ataque, movimento afro propõe Secretaria de Igualdade Racial na PMU

Gisele Barcelos
Publicado em 21/08/2023 às 20:55
Compartilhar
Capoeiristas foram surpreendidos durante um ensaio para uma peça teatral, quando bananas foram jogadas em crianças que participavam do ensaio. (Foto/Reprodução)

Capoeiristas foram surpreendidos durante um ensaio para uma peça teatral, quando bananas foram jogadas em crianças que participavam do ensaio. (Foto/Reprodução)

Após ataque a alunos de centro de capoeira este mês, representantes do movimento afro participaram da sessão na Câmara Municipal ontem e solicitaram apoio dos vereadores para pleitearem a criação de uma Secretaria de Políticas de Igualdade Racial na Prefeitura de Uberaba.

A proposta foi apresentada pelo educador físico e mestre em capoeira Ubiracy Borges, o Mestre Café, responsável pela instituição que foi alvo do ataque no dia 11 de agosto. Durante o ensaio para uma apresentação teatral, capoeiristas do Centro Cultural de Capoeira Águia Branca, no Bairro Fabrício, foram surpreendidos com bananas jogadas em crianças que ensaiavam. Um Boletim de Ocorrência foi registrado na Polícia Militar (PM), mas o autor do ato ainda não foi identificado.

Ao se manifestar no plenário da Câmara, o mestre capoeirista argumentou que é necessário desenvolver políticas públicas para conscientizar a população e evitar que situações semelhantes aconteçam novamente. “Sabemos que existem pessoas racistas, intolerantes e que têm preconceito na cidade. Pensando em como podemos ajudar, solicitei a criação em Uberaba de uma Secretaria de Igualdade Racial, que pode fazer políticas públicas efetivas e chegar na ponta”, salientou.

Capoeiristas foram surpreendidos durante um ensaio para uma peça teatral, quando bananas foram jogadas em crianças  (Foto/Reprodução)

Capoeiristas foram surpreendidos durante um ensaio para uma peça teatral, quando bananas foram jogadas em crianças  (Foto/Reprodução)

Ainda no pronunciamento, o educador ainda reforçou que Uberaba é destaque na questão da cultura negra e pode ser uma das cidades pioneiras na criação de uma secretaria para apresentar ações que promovam a igualdade racial. “Já não dá mais para esperar uma secretaria de igualdade racial nos municípios de todos os estados brasileiros. Uberaba pode sair na frente com a criação dessa secretaria”, declarou.

Com isso, o mestre capoeirista fez um apelo aos parlamentares em plenário para levarem a reivindicação à prefeita Elisa Araújo (Solidariedade). “Uso essa oportunidade para pedir aos vereadores que se sensibilizem e nos ajudem a construir. Estou disposto a ajudar essa Casa e a viabilizar de fato a secretaria de igualdade racial. Peço ajuda e clemência a todos vocês para falar com a prefeita e criar essa secretaria”, disse.

Em resposta, a vereadora Luciene Fachinelli (União) manifestou que fez o pedido para a criação de um fundo de promoção da igualdade racial e, também, já solicitou anteriormente ao Executivo que transforme a já existente coordenadoria de políticas de igualdade racial em uma secretaria.

Elisa não descarta criar a pasta, mas diz que ação contra racismo é feita

Criação de secretaria de igualdade racial não é descartada pela prefeita Elisa Araújo (Solidariedade), mas a chefe do Executivo salienta que a proposta precisa ser estudada com mais profundidade antes de uma resposta definitiva.

O pleito foi apresentado ontem por representantes do movimento afro na Câmara Municipal e a reportagem do Jornal da Manhã entrou em contato com a prefeita sobre o assunto. Em resposta, a chefe do Executivo declarou que considera a proposta interessante, mas ainda precisa analisar a viabilidade.

Por outro lado, a prefeita salientou que ações para o combate ao racismo já vêm sendo realizadas pelo Executivo por meio da coordenadoria de políticas de igualdade social. “A inexistência da Secretaria específica não impede nem diminui a força das políticas públicas desenvolvidas por meio da coordenadoria existente”, disse.

Nesse sentido, a chefe do Executivo exemplificou que Uberaba aderiu à rede internacional de cidades antirracistas e, também, sediará o 9º Encontro da rede de cidades antirracistas no próximo fim de semana.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por