Após reforma e ampliação, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no Girassóis IV será inaugurado nesta quarta-feira (25). O imóvel destinado a abrigar a unidade foi entregue em 2020 pela loteadora responsável pela construção do conjunto habitacional. No entanto, a sede não chegou a entrar em funcionamento na época e o prédio continuava fechado.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Erika Martins, no local havia um imóvel abandonado de apenas 72 metros quadrados, que não atendia às orientações técnicas do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Por isso, antes da abertura do Cras, a estrutura foi adaptada para abrigar o serviço da forma adequada. “O prédio existente foi transformado em um espaço projetado e acessível, com salas de atendimento psicossocial, brinquedoteca, sala multiuso, banheiros para usuários e servidores, copa e recepção, garantindo um espaço amplo e acolhedor para a população”, destacou a titular da pasta.
Ao todo, R$796 mil foram pagos para a reforma e ampliação do imóvel que abrigará o novo Cras. O investimento incluiu ampliação do prédio, com a adequação para atendimento às normas de prevenção e combate a incêndio, execução de calçadas e paisagismo, implantação de acessibilidade, readequação das instalações elétricas, de telefonia e lógica, a reforma das instalações hidrossanitárias e pintura geral.
O Cras do Parque dos Girassóis IV receberá o nome de “Viviane Ribeiro Fontes”, em homenagem à assistente social que faleceu vítima da Covid-19, em 2021. A servidora municipal atuava no Centro de Referência de Assistência Social (Cras Tutunas) e integrava o Fórum Municipal dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (FMTSUAS).
O Cras funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, atendendo a população de 15 bairros: Chácaras Mariitas, Chácaras Vale do Sol, Chácaras Vila Rei, Girassóis I, II, III e IV, Jardim Copacabana, Jockey Park, Parque das Laranjeiras, Parque Primavera, Quintas Del Rey, Recanto das Flores, Santa Mônica e Buritis.