Secretário Rui Ramos diz que somente depois do cumprimento de todo o trâmite as empresas poderão começar as obras para a instalação no local (Foto/Lilian Veronezi/PMU)
Com a primeira etapa concluída e dez lotes disponíveis para abrigar novos empreendimentos, ZPE (Zona de Processamento de Exportação) foi inaugurada nessa segunda-feira (25) em Uberaba, mas ainda não há perspectiva para o início das obras de instalação de empresas no local.
Leia mais: Elisa diz que Prefeitura planeja evento para atrair empresas interessadas em se instalar na ZPE
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, a partir do ato de inauguração, as empresas interessadas agora devem apresentar um projeto para formalizar a intenção de investimento na ZPE.
O titular da pasta explica que o documento será analisado em nível municipal e depois será submetido à avaliação do governo federal para que seja referendada a instalação na ZPE. “O processo será analisado. Após a autorização da administradora da ZPE Uberaba, a solicitação é encaminhada ao Conselho da Zona de Processamento de Exportação, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e Serviços, que decide sobre aprovação do projeto”, acrescentou.
Somente depois do cumprimento de todo o trâmite, as empresas poderão começar as obras para a instalação no local. Por isso, ainda não há previsão para o início da movimentação nos primeiros lotes já disponíveis na ZPE Uberaba.
O projeto integral da ZPE prevê 62 lotes, distribuídos em três ruas principais. Apenas uma via foi aberta neste primeiro momento, com a liberação imediata de dez áreas para a instalação de futuras empresas.
À medida que as primeiras vagas forem ocupadas, será aberta nova licitação posteriormente para a implantação do restante do arruamento e infraestrutura da ZPE.