(Foto/Divulgação)
Implantação de Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) municipal em imóvel localizado no Parque das Gameleiras está pronta para proceder à chamada pública e definir o gestor do local. O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Ernani Neri, disse, durante entrevista ao programa Pingo do J, na Rádio JM, que no local serão disponibilizadas 58 vagas. O custeio da unidade, inicialmente, será do município, mas é estudada possibilidade de habilitação junto aos ministérios da Saúde e dos Direitos Humanos para o repasse de recursos.
O projeto de criação da ILPI foi anunciado no fim de 2022 e a previsão inicial era a abertura do serviço em 2023, o que não se confirmou.
No local, serão atendidos idosos em situação de vulnerabilidade, pois, apesar das parcerias com instituições do terceiro setor, a capacidade não é suficiente para atender a toda a demanda e existem pessoas aguardando vagas para acolhimento em instituições de longa permanência.
Ainda sobre o número de vagas no asilo, Ernani disse que pode ocorrer ampliação, chegando a 80.
Neri garantiu que na segunda-feira (12) será protocolado na Secretaria de Administração o Termo de Referência, para posterior publicação do edital com a chamada pública, para interessados na gestão do local.
“Será uma chamada pública, com técnica e preço para uma empresa ou instituição assumir a gestão desse local”, disse o secretário de Desenvolvimento Social.
Neri ainda lembrou que o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) vai aportar, aproximadamente, R$1 milhão para aquisição de todo o mobiliário da ILPI municipal. O recurso é oriundo do Fundo Colaborativo do MPMG.
“E estamos trabalhando em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde para viabilizar a captação de recursos federais para ajudar na manutenção dessa instituição”, ressaltou.
Sobre o início da operação da ILPI, Neri disse que está trabalhando para que ocorra já neste ano. “Esperamos que seja o mais breve possível. Temos demanda para atender os idosos, pois hoje pelo menos 20% da nossa população é formada por idosos”, concluiu.