APÓS TRAGÉDIA

Ministério da Educação articula “Escola que Protege” em Uberaba

Representantes de todo sistema de garantia de segurança para alunos de Uberaba participaram de reunião virtual com técnicos do Ministério da Educação para adoção de medidas por meio do programa do governo federal

Marconi Lima
Publicado em 10/05/2025 às 13:19
Compartilhar
Secretária de Educação, Juliana Petek, e o secretário executivo do Conselho de Segurança Pública participaram da reunião virtual  (Foto/Divulgação)

Secretária de Educação, Juliana Petek, e o secretário executivo do Conselho de Segurança Pública participaram da reunião virtual (Foto/Divulgação)

Representantes da Secretaria de Educação (Semed), da Superintendência de Ensino, de escolas particulares, Ministério Público, Justiça e outros órgãos   se reuniram com técnicos do Ministério da Educação (MEC). O encontro, que ocorreu por meio de plataformas digitais, discutiu iniciativas a serem adotadas por meio do Programa Escola que Protege e do Núcleo de Resposta e Reconstrução para estruturar e direcionar ações coletivas diante da morte de uma aluna dentro de escola particular na cidade.

O objetivo foi fortalecer o trabalho em rede já desenvolvido em Uberaba, com o alinhamento de estratégias e de posicionamento das diversas instituições envolvidas na proteção e segurança dos alunos, tanto da rede pública quanto privada.

Na última quinta-feira (9), o ministro da Educação, Camilo Santana, telefonou para a prefeita Elisa Araújo (PSD) para prestar solidariedade pela morte da estudante, que ocorreu em sala de aula, em uma escola particular do município.

Os técnicos do Ministério da Educação destacaram a importância de um trabalho articulado e eficiente na apuração e o acompanhamento de casos que afetam a integridade e segurança dos estudantes.

O MEC tomou conhecimento da comoção que a morte da estudante causou no município e elogiou o acolhimento da cidade para com a família da vítima. Uma equipe do ministério é esperada em Uberaba na próxima semana para continuar com as discussões.

Ao todo, participaram da reunião 25 representantes de 11 instituições, entre eles, a secretária municipal de Educação Juliana Petek, o secretário de Desenvolvimento Social Ernani Neri, o psicólogo e representante da Secretaria de Saúde Sérgio Marçal e o secretário executivo do Conselho Municipal de Segurança Weber Januário. Representando o Ministério da Educação participaram Sarah Carneiro, consultora da Unesco junto ao MEC; Laura Antunes, técnica do Programa Escola que Protege; e Thaís Dias Luz Borges Santos, coordenadora-geral de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas.

Também marcaram presença representantes do Colégio Livre Aprender, a superintendente regional de Ensino de Minas Gerais Vânia Célia Ferreira, Maria Afonsina Rodrigues e Luciana Cruvinel Gouvea da Diretoria de Apoio à Educação Básica da Semed, o juiz titular da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Uberaba Marcelo Geraldo Lemos, o promotor coordenador das Promotorias de Infância e Juventude do Triângulo Mineiro André Tuma, a promotora de Justiça Fernanda Fiorati, a delegada da Polícia Civil Ludmila Perfeito e Letícia Silva Nogueira, do Conselho Tutelar.

"É fundamental ressaltar, que todos os sistemas de garantia de segurança para os alunos estiveram reunidos, nesta sexta-feira, para colocar em perspectiva a cidade de Uberaba como um todo. Estamos trabalhando incansavelmente em rede, agora junto ao Ministério da Educação, com instituições sociais e da Justiça, para fortalecer as ações de enfrentamento à violência e garantir um ambiente seguro e acolhedor para todos os nossos estudantes", destacou a secretária de Educação Juliana Petek. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por