CESSÃO

Assembleia discute transferência de imóveis da Hidroex para Uemg/Frutal

Marconi Lima
Publicado em 21/11/2024 às 21:11Atualizado em 22/11/2024 às 08:23
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) discutiu a transferência de imóveis que compunham o antigo Complexo Cidade das Águas, da Fundação Hidroex, para a Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), no campus de Frutal (Triângulo).

A Hidroex foi extinta em 2016. Durante a audiência na ALMG, parlamentares e gestores do Executivo estadual e da própria universidade demonstraram o interesse comum de que os imóveis sejam transferidos para a Uemg, apesar de divergências específicas.

A Secretaria-Geral do Estado e a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) publicaram em conjunto edital de tomada de subsídios, voltado para empresas públicas e privadas interessadas em propor o desenvolvimento de soluções técnicas, jurídicas e financeiras para o melhor aproveitamento desses imóveis.

Professores e alunos ficaram apreensivos porque o edital elencava equipamentos importantes, como alojamento estudantil, anfiteatro e blocos ocupados por laboratórios, explicou Lucas Brito, presidente do Centro Acadêmico de Direito do campus Frutal.

Os representantes da Uemg advertiram que manifestaram, sim, interesse oficial nos imóveis, em documentos protocolados no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

O diretor do campus de Frutal, Leandro Pinheiro, apresentou o plano de ocupação do complexo, englobando seis blocos, dois alojamentos, dois anfiteatros, espaços para a prática de esportes, biblioteca, laboratórios, área administrativa, parque tecnológico e fazenda experimental.

O planejamento da universidade inclui a conclusão de obras, a recuperação de áreas degradadas e a completa apropriação de todo o complexo.

De acordo com Leandro Pinheiro, seriam necessários cerca de R$20 milhões para deixar toda a estrutura pronta, sendo que R$10 milhões já foram destinados à Uemg no acordo judicial no âmbito da Operação Aequalis, que investigou o desvio de recursos públicos utilizados na construção do Complexo Cidade das Águas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por