A pesquisa mais recente de intenção de voto para as eleições presidenciais de 2026, realizada pela Atlas/Intel e divulgada nesta quinta-feira (28/8), mostra um cenário de empate técnico entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em uma eventual disputa de segundo turno.
O mesmo resultado aparece quando Lula é confrontado com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) ou com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível e, portanto, fora da disputa. Nos cenários testados, Lula registra 46,6% contra 48,4% de Tarcísio, diferença de 1,8 ponto percentual, dentro da margem de erro. No confronto com Michelle Bolsonaro, o petista tem 48,8% contra 47,9% da ex-primeira-dama, também configurando empate técnico. Já em simulação com Jair Bolsonaro, apesar da inelegibilidade, o levantamento indica igualdade numérica: 48,3% para cada lado.
Apesar dos empates diante das principais figuras do bolsonarismo, Lula aparece em vantagem contra outros possíveis candidatos. Segundo a pesquisa:
Romeu Zema anunciou sua pré-candidatura à Presidência neste mês, mas enfrenta o desafio de ampliar seu reconhecimento nacional, já que ainda é mais conhecido em Minas Gerais. Ele busca se firmar como alternativa ao ex-presidente Jair Bolsonaro, declarado inelegível pelo TSE.
Além de Zema, outros nomes da direita e da extrema-direita também se movimentam no cenário sucessório: Ronaldo Caiado já se lançou como pré-candidato, enquanto Ratinho Jr. e Eduardo Leite se colocaram à disposição do PSD. Tarcísio de Freitas, Michelle Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também aparecem como possíveis postulantes, embora nenhum deles tenha oficializado até o momento uma candidatura.