Prefeitura homologou resultado do processo licitatório para locação de caçambas e caminhões que farão a logística de transporte dos resíduos sólidos descartados nos 11 ecopontos da cidade. A vencedora final do certame é a Sociedade Empresarial de Coleta e Tratamento de Resíduos Ltda. (Seleta), de Ribeirão Preto (SP), que apresentou proposta no valor de R$3,168 milhões para prestar o serviço.
A princípio, o melhor preço na disputa havia sido oferecido pela Ativa Serviços, com sede em Uberaba. No entanto, a assessoria jurídica da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) informou que a empresa não atendeu aos requisitos do edital e acabou sendo inabilitada. Com isso, a outra licitante foi oficializada como vencedora da concorrência. A Seleta, por força de contrato emergencial, é a atual responsável pela coleta de lixo na cidade.
A Prefeitura tentava desde o fim do ano passado contratar empresa para locação de caçambas e caminhões que atenderá os ecopontos da cidade. Em outubro de 2022, um edital chegou a ser publicado, mas não houve interessados e a licitação foi declarada deserta.
Com isso, a Secretaria de Administração republicou o edital em 8 de dezembro para tentar novamente selecionar a empresa. Desta vez, houve cinco interessadas em disputar o contrato e até foi declarada uma vencedora, porém uma das concorrentes recorreu do resultado e a Procuradoria-Geral do Município acatou parcialmente o recurso.
Devido ao questionamento, foram feitas alterações nas exigências de qualificações técnicas para o certame e o edital com mudanças foi republicado no dia 17 de março. Desta forma, o resultado da disputa foi publicado só no fim de maio, sacramentando a Seleta como ganhadora.