POLÍTICA

Audiência discute segurança pública

Integração entre as polícias Militar e Civil foi um dos destaques da Audiência Pública realizada ontem à noite no plenário da Câmara de Vereadores...

Mára Santos
Publicado em 12/08/2009 às 22:58Atualizado em 17/12/2022 às 05:17
Compartilhar

Integração entre as polícias Militar e Civil foi um dos destaques da Audiência Pública realizada ontem à noite no plenário da Câmara de Vereadores, presidida pelo deputado estadual João Leite (PSDB), da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa.

Questões ligadas à segurança foram o tema central da discussão, que contou com a presença de deputados estaduais, bem como de autoridades locais, além de representantes do Judiciário. Ao presidir a audiência, João Leite fez questionamentos às autoridades policiais.

José Paulino da Silva Filho, chefe do 5° Departamento da Polícia Civil em Uberaba, salientou a falta de pessoal nos presídios. Segundo ele, o trabalho é urgente, pois está precário. O delegado apresentou um demonstrativo das cadeias da região, enfatizando a integração entre as polícias Civil e Militar. Para ele, o sistema pode servir de exemplo para outras cidades no Estado.

Coronel da PM Flávio Aquino fez coro com o colega e também elogiou a atuação integrada. Para ele, o resultado positivo das ações está vindo como fruto de um trabalho sério e apontou uma redução de 24% nos crimes violentos na região, que abrange 30 municípios.

Também fez uso da palavra o juiz criminal Wagner Guerreiro, que enfatizou que debates contra a violência não podem estar desassociados da educação, citando a presença da superintendente de Ensino, Vânia Célia.

Dados apresentados durante a audiência revelam que só Uberaba tem hoje 300 presos provisórios, por isso a necessidade da construção de uma unidade específica para eles.

O presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública, Wellington Cardoso Ramos, deixou bem claro que a integração não se resume às duas polícias. Ele destacou ainda a participação do Judiciário, Prefeitura, Ministério Público e Guarda Municipal.

O debate contou ainda com a presença dos deputados estaduais de Uberaba Adelmo Carneiro Leão (PT) e Fahim Sawan, entre outros, além dos vereadores Marcelo Machado Borges (PMDB), Luiz Humberto Dutra (PDT), José Severino Rosa (PT), Jorge Ferreira (PMN) e Itamar Ribeiro de Rezende (DEM).

Antes do encerramento da audiência, o vereador João Gilberto Ripposati (PSDB), autor da solicitação, sugeriu aos deputados estudo de um projeto para criar a Guarda Escolar nos municípios, bem como a disponibilização de policiais com frequência nas portas das escolas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por