Evento deve ser realizado em Araxá, no fim do mês que vem, e na ocasião o ex-prefeito Anderson Adauto vai questionar o atual processo de licitação e apresentar a proposta de duplicação de Uberaba a Nova Serrana
(Foto: Arquivo JM)
Para cobrar revisão do projeto de concessão da BR-262 e a duplicação da rodovia até Nova Serrana, audiência pública será realizada em Araxá, no início do próximo ano. A reunião envolverá representantes da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e lideranças políticas da região.
Articulador do encontro, o ex-prefeito Anderson Adauto informou que o evento com os representantes da ANTT está pré-agendado para 26 de janeiro. Segundo ele, a intenção é reunir as lideranças das cidades cortadas pela BR-262 e reivindicar a alteração no projeto de concessão para incluir a duplicação da rodovia conforme previsto inicialmente.
A BR-262 foi concedida em 2014 e o contrato previa a implantação de pista dupla até a capital mineira, mas a obra não avançou e a empresa, posteriormente, decidiu por devolver a rodovia. Na gestão passada, a BR-262 foi desmembrada em duas partes para a nova tentativa de repasse à iniciativa privada. O trecho de Uberaba a Nova Serrana foi denominado Rota do Zebu e não prevê mais a duplicação do seguimento de 430 quilômetros da rodovia.
Em documento que será apresentando à equipe da ANTT, Adauto manifestou que as lideranças da região ficaram frustradas com as premissas da nova proposta de concessão. “Nos vemos indignados, estarrecidos e revoltados. Estes estudos contemplam apenas a duplicação de 44,30km (10% da extensão total do trecho), 127km de 3ª faixa (63,5km, aproximadamente, para cada sentido, o que equivale a 15% do total) e uma dezena de curvas que terão seu traçado corrigido”, continua o texto para defender que sejam revistas as diretrizes que norteiam a nova concessão da BR-262.
Também foi argumentado no ofício que o projeto levou em consideração um único cenário e não ofereceu alternativas à sociedade. O documento cita que o custo total de pedágios seria de R$56,76 com a duplicação de apenas de 44 quilômetros entre Nova Serrana e Bom Despacho, enquanto o valor total de pedágios está estimado em R$87,56 se houver a implantação da pista dupla em todo o trecho de Uberaba a Nova Serrana.
O texto ainda reitera contestações feitas durante a fase de consulta pública do modelo de concessão, reforçando que as contagens de tráfego na BR-262 foram realizadas no período de 30 de março a 14 de abril de 2021, durante a mais profunda crise da pandemia de Covid-19, e subestimaram o fluxo de veículos no trecho. (GB)