VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Audiência pública no Legislativo nesta quinta debaterá a segurança da mulher

Da Redação/Luiz Henrique Cruvinel
Publicado em 08/03/2023 às 21:56Atualizado em 08/03/2023 às 21:58
Compartilhar
Rochelle Gutierrez (PP) (Foto/Divulgação)

Rochelle Gutierrez (PP) (Foto/Divulgação)

Segurança da mulher será debatida em audiência pública na Câmara Municipal nesta quinta-feira (9), a partir das 19 horas. O evento será aberto ao público e colocará em foco ações para combater a violência contra o público feminino na cidade.

A realização da audiência foi solicitada pela vereadora Rochelle Gutierrez (PP), como uma das ações da parlamentar no mês da mulher em busca de soluções para a redução dos índices de violência contra a mulher na cidade.

Para debater sobre o assunto, foram convidados, além de todos os vereadores, a prefeita Elisa Araújo, as secretarias de Educação, Saúde, Defesa Social e Desenvolvimento Social, além da Polícia Militar, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Centro Integrado da Mulher (CIM), Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a Defensoria Pública, o Instituto Municipal Anti-Drogas (Imad), instituição Casa da Mulher Trabalhadora, 2ª Vara Criminal, o Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) e a Promotoria de Justiça.

Em entrevista à Rádio JM, a vereadora Rochelle Gutierrez, que convocou a audiência, explicou que o intuito é mostrar à população a gravidade do aumento dos casos de violência doméstica, estupros e abusos, além de modelar políticas públicas para diminuir os casos de agressões e ataques às mulheres.

“Temos sempre um caráter propositivo, de mostrar à população o problema que vivemos hoje, e não só a violência doméstica, mas estupros, por exemplo, que também temos dados preocupantes. A intenção é que saiamos de lá com o problema lapidado para construir um plano de trabalho intersetorial. Precisamos de todos esses agentes para Uberaba melhorar os índices de violência contra as mulheres, porque sabemos que a Prefeitura sozinha não consegue atingir todas as pontas”, declarou Rochelle.

A parlamentar revelou que, durante o encontro, devem ser apresentados dados e registros de violências contra as mulheres formalizados nos órgãos de segurança. Essas informações são fundamentais para basearem novas estratégias de combate e diminuição dos casos.

Além do acolhimento das vítimas, ela expõe que é necessário tentar mudar a cultura, muitas vezes patriarcal, de diminuição da mulher, de posse e machismo. “A questão das violência doméstica é profunda, cultural. Vivemos em uma sociedade ainda patriarcal, ainda centrada na figura do homem para a tomada de decisões. Então, nosso desafio é mudar cultura, e lidamos com alguns aspectos. Entre eles, a questão educacional, e acredito muito nisso. O Brasil já tem modelos claros disso, de trabalhos com o agressor. Enviamos diversos requerimentos para a Prefeitura e temos muita disposição para contribuir com uma solução solidificada”, pondera.

Também é intenção da audiência poder estruturar melhor os órgãos de defesa municipais. “Para a mulher sair do ciclo de violência, precisa de mais do que o encorajamento de denúncia. Precisamos de políticas públicas consolidadas. Muitas vezes, a mulher não consegue sair porque não tem independência financeira, o apoio psicológico, a condição de sair de casa. A gente defende que se tenha políticas públicas consolidadas, e vamos esclarecer isso”, finaliza.

Homenagens. Sessão da Câmara Municipal dessa quarta-feira homenageou as vereadoras, servidoras do Legislativo e a prefeita Elisa Araújo pelo Dia Internacional da Mulher. O presidente Fernando Mendes abriu mão de conduzir os trabalhos e passou a função à 2ª vice, vereadora Luciene Fachinelli. Ele também nomeou a vereadora Rochelle Gutierrez secretária ad hoc na sessão da noite de ontem, para destacar as mulheres integrantes do parlamento municipal.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por