O índice de mistura permitido atualmente é de 27,5%. Silveira declarou que a proposta é chegar a 30% (Foto/Jairo Chagas)
Em pronunciamento ontem durante a abertura da Safra Mineira de Açúcar e Etanol, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), anunciou a criação imediata de um grupo de trabalho para aumentar o percentual de etanol anidro na gasolina. A notícia foi aplaudida pelos empresários do setor sucroalcooleiro presentes no evento, realizado no complexo da Usina Vale do Tijuco.
O índice de mistura permitido atualmente é de 27,5%. Silveira declarou que a proposta é chegar a 30%. Segundo ele, o assunto será levado para discussão na próxima reunião do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética), ainda sem data prevista.
“O aumento do teor de etanol vai contribuir para segurança energética do nosso País, com a redução das importações de gasolina e para a transição energética, pela redução das emissões de gases do efeito estufa", declarou
De acordo com o ministro, a elevação do percentual de etanol na gasolina deverá ocorrer de maneira gradual, mas não detalhou o cronograma da mudança. "Isso deverá ocorrer de maneira gradual, com previsibilidade, transparência e diálogo permanente para que a gente garanta economia e preços estáveis para o consumidor", acrescentou.
Segundo o ministro, o aumento da mistura na gasolina será avaliada tecnicamente em conjunto com a indústria automotiva e com o setor produtivo de etanol para que a decisão seja tomada com segurança.