Com comando inativo por mais de dois anos, Avante, a partir de agora, está nas mãos do grupo político do ex-prefeito Paulo Piau (PSDB) e do ex-deputado Franco Cartafina (PP). A nova comissão provisória do partido passou a ser presidida por Rodrigo Luís Vieira, que foi secretário de Administração no segundo mandato de Piau e hoje é assessor de Franco.
Entre os integrantes da direção recém-nomeada também está Robert Boaventura, que exerceu o cargo de diretor de Vigilância em Saúde durante a gestão de Piau. Ele, agora, ocupa o posto de primeiro vice-presidente da comissão provisória do Avante. O grupo tem mandato válido até abril de 2024.
O último presidente do Avante havia sido o empresário Leandro dos Santos Sousa, que inclusive foi candidato a prefeito pelo partido em 2020. No entanto, a comissão encabeçada por ele venceu em maio de 2021 e não foi renovada até então.
A indicação dos novos nomes para dirigir o Avante em Uberaba ocorre logo depois de Piau, Franco e Tony Carlos (MDB) confirmarem acordo para marcharem juntos nas eleições de 2024. A sigla deve integrar a base de sustentação da candidatura majoritária, embora ainda não haja definição sobre qual dos três encabeçará a chapa.
O Agir, antigo PTC, também está com nova direção em Uberaba. Acéfalo desde dezembro de 2021, a liderança anterior do partido contava com Watson Rogério Azevedo, que foi presidente da Feti no início do governo Elisa Araújo, e com a médica Sabrina Sarreta, que chegou a ser anunciada para a pasta da Saúde. Nenhum dos integrantes foi mantido.
O novo comando da legenda agora tem Leandro Dal Secco Gonzaga na presidência. Já Cláudia Cristina da Silva está na função de vice. A comissão publicada tem validade até maio do próximo ano.
Por outro lado, o PDT teve direção estendida e sem alterações na composição. A enfermeira Priscilla Amaral continua à frente da sigla até abril de 2024.