O alto índice de acidentes de trânsito tem preocupado o comando do Corpo de Bombeiros de Uberaba. Apesar de estáveis, os números assustam, sobretudo com acidentes envolvendo motociclistas e ciclistas atendidos pelos resgates.
De acordo com dados fornecidos pelo 8ª Batalhão de Bombeiros Militar, no ano passado foram registrados 844 acidentes envolvendo motos, já em 2009 foram 656 até o início desta semana. Por outro lado, 312 ciclistas estiveram envolvidos em acidentes no último ano, pouco mais da metade dos 144 registrados pelos bombeiros até agora. O número de veículos de quatro rodas acidentados também é alto. Em 2008 foram 198 e em 2009, até o início da semana, já eram 166.
Completando os números, em 2009 foram registrados 96 atropelamentos pelos bombeiros, enquanto que no ano passado foram 183. “Apesar de estável, não concordo com a essa quantidade de acidentes. Para resolver isso, temos que, primeiro, conscientizar a população, inclusive pedestres, e dar uma maior instrução ao público jovem. Isso é o primordial”, afirma o tenente-coronel Mateus Queiroz, comandante do 8° BBM.
De acordo com o comandante, os novos radares instalados pela Prefeitura devem ajudar na redução do número de acidentes. Os dados ainda não foram divulgados pela Secretaria de Trânsito, mas animam Queiroz. “Os radares auxiliam nessa diminuição. Mas a educação, o respeito e a atenção no trânsito contribuem de forma significativa para a diminuição do número de acidentes”, encerra.