Autor do pedido de abertura da comissão especial de investigação, vereador Caio Godoi avalia que os demais integrantes foram escolhidos para a composição por sua relação de proximidade com o governo municipal
Autor do pedido de instalação da comissão especial de investigação, vereador Caio Godoi assume a vice-presidência da CEI (Foto/Rodrigo Garcia/CMU)
Vice-presidente da Comissão Especial de Inquérito (CEI) destinada a apurar o contrato de gerenciamento regional do lixo, o vereador Caio Godoi (Solidariedade) não descarta a possibilidade de apresentar um relatório separado dos demais integrantes da CEI ao final dos trabalhos de apuração. A declaração foi dada durante o JM News 1, da Rádio JM.
A composição da CEI foi alvo de polêmica na sessão desta terça-feira (28), após o presidente da Câmara Municipa de Uberaba, Fernando Mendes (MDB) indicar dois vereadores da base aliada ao governo para a comissão: Luiz Carlos Donizete da Silva (PDT) foi nomeado para a presidência e Samuel Pereira (MDB) para o posto de relator.
Autor do requerimento para a instauração do procedimento investigatório, Godoi automaticamente ficou como vice-presidente — conforme estabelece o Regimento da Casa.
Questionado sobre a composição da CEI, Godoi declarou que Luiz e Samuel foram escolhidos para integrar o grupo pela boa relação que possuem com o governo municipal. No entanto, ele argumentou que não pode desacreditar o trabalho que será desenvolvido pelos parlamentares da base aliada antes mesmo do início das atividades da comissão.
"Não vou ser leviano de falar que escolheria os dois para compor a comissão. Acho que era justo colocar o próprio Marcos Jammal ou o Túlio Micheli, pessoas que estavam dispostas a participar. Mas o presidente escolheu os dois vereadores por serem mais próximos do governo. E também não posso falar aqui que não vão fazer um trabalho sério antes das reuniões e oitivas acontecerem. Espero que aconteça da forma devida", reforçou.
Por outro lado, Caio ponderou que participará ativamente da condução do processo e tem prerrogativa na função de vice-presidente de apresentar um relatório separado independente se houver discordância quanto ao entendimento dos demais integrantes da CEI.
Godoi reconhece que, no atual cenário, dificilmente haveria chances do plenário rejeitar o relatório feito pelos integrantes que pertencem à base aliada para aprovar um documento apartado eventualmente apresentado por ele. Entretanto, ele salienta que os trabalhos se estenderão até meados do primeiro semestre de 2024 e a proximidade do período eleitoral poderia interferir na decisão.
Quanto ao momento escolhido para entrar com o pedido de instauração da CEI, o vereador negou que a exoneração de José Waldir de Sousa Filho da presidência do Codau tenha motivado a medida. Segundo ele, recebu denúncias e os estudos em torno do contrato de gerenciamento de lixo já estavam em andamento há algum tempo.