Presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Uberaba, Cynthia Bessa, defendeu o projeto que prevê crédito de R$10,7 milhões no orçamento (Foto/Rodrigo Garcia/CMU)
Para efetivar aquisição da área destinada à implantação do Distrito Industrial 5, foi aprovado neste quarta-feira (23) na Câmara Municipal projeto que permite a abertura de crédito suplementar no orçamento e viabiliza a movimentação de R$10.702.463,55 em recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico para pagamento de parte da desapropriação do terreno.
Acompanhando a votação em plenário, a presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Uberaba, Cynthia Bessa, manifestou aos vereadores que a perspectiva é que o novo distrito tenha lotes suficientes para abrigar as empresas que já estão na fila de espera por áreas no município e, também, futuros empreendimentos que venham a ser anunciados posteriormente.
Depois do projeto aprovado nesta quarta, outro ainda precisa ser enviado ao Legislativo para que a transação referente ao terreno do DI-5 seja consolidada. Além do dinheiro em espécie, a Prefeitura ofereceu áreas públicas como parte do pagamento pela área e a permuta também precisa ser submetida à aprovação da Câmara.
Conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, era preciso aprovar primeiro a movimentação dos recursos do fundo para dar seguimento ao processo. “Agora já vamos enviar o outro projeto que autoriza a compra com parte do pagamento em duas áreas da Prefeitura”, disse.
Enquanto espera a deliberação do Legislativo, a Secretaria de Planejamento já foi acionada para dar início à elaboração do projeto de loteamento da área do futuro DI-5, em que será definido o número de lotes do novo distrito.
A expectativa é que o processo licitatório para a implantação do Distrito Industrial 5 deve ser lançado este ano e o início das obras seja antes do fim do atual governo, mas inauguração da nova área empresarial só deve acontecer em 2025.