MUDANÇA

Câmara de Uberaba aprova mudança no horário das sessões

Gisele Barcelos
Publicado em 04/07/2023 às 17:08Atualizado em 04/07/2023 às 18:36
Compartilhar
Plenário da Câmara Municipal realiza nesta segunda-feira a 7ª Sessão Ordinária do mês de março, com 21 projetos em pauta (Foto/Rodrigo Garcia)

Plenário da Câmara Municipal realiza nesta segunda-feira a 7ª Sessão Ordinária do mês de março, com 21 projetos em pauta (Foto/Rodrigo Garcia)

Apesar de resistência de alguns parlamentares, foi aprovado ontem projeto que altera o horário das sessões da Câmara Municipal. A proposição teve 12 votos a favor e oito contrários. Com isso, as reuniões passarão do período noturno para o horário da tarde a partir de agosto.

Logo após a leitura do texto, houve tentativa de barrar a votação da matéria. O vereador Ismar Marão (PSD) apresentou pedido de vistas para a retirada do projeto da pauta, o que evidenciou a divisão do plenário em relação à proposta. 

Metade dos parlamentares foi a favor do pedido de vistas e a outra metade contrária. Com isso, o presidente da Câmara, Fernando Mendes (MDB) precisou dar o voto de desempate. Ele decidiu por rejeitar o adiamento da votação, o que permitiu dar seguimento à discussão do projeto na sessão.

Ao defender o projeto, o vereador Wander Araújo (PSC) manifestou que a mudança das sessões para o horário da tarde era de interesse dos servidores. Além do desgaste dos funcionários, o parlamentar ressaltou a falta de segurança devido ao horário em que as sessões terminam à noite. 
 
Ainda assim, houve manifestações contrárias à troca de horário. Conforme o vereador Túlio Micheli (SDD), a realização das sessões à tarde poderiam impedir a participação popular. Já o vereador Ismar argumentou que a maioria dos funcionários que acompanham a reunião no período noturno são assessores de gabinete e têm flexibilidade de horário para não haver sobrecarga de trabalho.

Em resposta, o presidente da Câmara posicionou que as reuniões no período noturno não aumentaram a participação popular em plenário desde que a alteração foi feita em 2021. "Há a necessidade de se adequar à norma, haja vista, o aumento do número de vereadores nesta legislatura e a grande demanda de projetos que são submetidos a este plenário para debate. Respeito todas as opiniões contrárias aqui apresentadas à proposta. Fui um dos vereadores que mais defenderam a mudança da sessão para à noite com a esperança de uma maior participação popular nas reuniões, o que não aconteceu. Assim sendo, cheguei à conclusão de que as reuniões no período noturno são improdutivas, cansativas e destrutivas”, disse.

O debate se estendeu por quase uma hora, mas a mudança de horário acabou sendo aprovada por 12 votos. Foram contrários à proposta os vereadores Anderson Donizete de Sousa (PSD), Denise Max (Patri), Eloísio dos Santos (PTB), Ismar Marão (PSD), Luiz Carlos Donizete da Silva (PDT), Paulo César Soares China (PMN), Rochele Gutierrez (PP) e Túlio Micheli (SDD).

Com a aprovação, as sessões passam para o horário das 13h às 17h a partir de agosto. Não houve mudança em relação aos dias, que permanecem às segundas e às quartas-feiras. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por