CONSCIÊNCIA NEGRA

Câmara Municipal entrega Medalha Zumbi dos Palmares na terça-feira

Marconi Lima
Publicado em 16/11/2024 às 18:08
Compartilhar

Na semana em que se comemora o Dia da Consciência Negra, a Câmara Municipal de Uberaba (CMU) se prepara para a entrega da Medalha Zumbi dos Palmares. A solenidade está programada para a terça-feira (19), no Anfiteatro Mário Pimenta Camargo, no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Uberaba, às 19h30.

Recentemente, a CMU aprovou o projeto de resolução sobre a concessão da Medalha Zumbi. Com o novo texto, de autoria do vereador Pastor Eloisio Santos (PSD), a honraria passa a se chamar Medalha Zumbi dos Palmares, que será concedida às personalidades ligadas à cultura afro-brasileira em Uberaba.

Na mesma sessão, os vereadores aprovaram nomes dos homenageados com a Medalha Zumbi dos Palmares do ano de 2024.

Serão homenageados Carlos Alberto da Silva, Gledson Luís Miranda, Cristiano José de Paula, Carlos Wagner de Oliveira, Marta de Oliveira, José Maurício de Sá Junior (Mauricinho de Sá), Chaene Fernando da Gama, Paulo Roberto Campos, Ana Lucia Pereira de Sousa Santos, Lindea Pereira Ramos, Vilemar Ornelas, Renata de Oliveira Reis, Sebastião Marques Silva, Franklin Silva Santos, Juliano Carlos Ubirajara de Oliveira e Sônia Regina Jorge da Silva.

A Medalha Zumbi dos Palmares é uma homenagem que reconhece personalidades que se destacam na luta pela igualdade racial, no fortalecimento da identidade afro-brasileira e na contribuição para a justiça social. 

Zumbi. Zumbi dos Palmares foi um dos líderes do maior quilombo que já existiu no Brasil: o Quilombo dos Palmares. Zumbi é enxergado por muitos, hoje, como um dos símbolos de resistência e luta dos africanos contra sua escravização no contexto do Brasil Colônia. Foi morto no dia 20 de novembro de 1695, depois que seu esconderijo foi denunciado.

Zumbi foi um dos três líderes que se conhece do Quilombo dos Palmares, o maior quilombo que surgiu na história do Brasil. O primeiro registro que se tem desse quilombo remonta a 1597, mas existem algumas especulações de que ele tenha surgido antes. Palmares era o nome que se dava ao conjunto de mocambos que o formava.

Entre os mocambos que formavam Palmares estavam Acotirene, Andalaquituche e Aqualtune. O principal deles era Cerca Real do Macaco, muito conhecido também como Mocambo do Macaco. Esse era o centro político de Palmares e chegou a contar com até 6 mil habitantes. Ao todo, fala-se que o complexo que formava Palmares possuía 20 mil habitantes.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por