Câmara Municipal planeja abertura de concurso público ainda este ano para completar o quadro de servidores. O número de vagas e os cargos a serem ofertados ainda não estão definidos, mas a perspectiva é que o edital seja publicado até dezembro.
Segundo o diretor-geral da Câmara, Glauco Braz, uma comissão foi instituída neste mês para supervisionar a realização do Concurso Público. O grupo terá a primeira reunião até o fim da semana e começará o levantamento sobre os cargos vagos na estrutura administrativa da Casa.
Glauco salientou que a abertura do concurso público é necessária porque existe uma defasagem no atual quadro de servidores da Câmara. “Muitos funcionários já aposentaram e não foi preenchida a lacuna e também tem outros com a aposentadoria prevista. A comissão vai fazer a análise dessas situações para estabelecermos as vagas a ser abertas no concurso”, acrescentou.
Embora o cronograma do concurso não esteja fechado, o diretor da Câmara pondera que o objetivo é publicar o edital e já abrir as inscrições ainda este ano. Ele manifestou que a aplicação das provas pode até ficar para o início de 2024, mas a meta é conseguir convocar os aprovados antes do período eleitoral.
Devido ao pleito, o calendário eleitoral impõe restrições para a contratação de servidores. Nesse contexto, a legislação estabelece que a contratação poderá ocorrer desde que a homologação do concurso público e a consequente nomeação dos aprovados sejam feitas até três meses anteriores à realização da votação.