Secretaria de Meio Ambiente deu início aos trabalhos de castração nos dois castramóveis que estão no pátio do Hospital Veterinário da Universidade de Uberaba (Uniube). A prefeita Elisa Araújo esteve ontem no local para conhecer o projeto-piloto.
As duas unidades castramóveis, oriundas do Ministério Público Estadual e de emenda parlamentar do ex-deputado Franco Cartafina, estão no projeto-piloto para análise de como irão funcionar as ações.
Conforme o secretário de Meio Ambiente, Edno César da Silveira, existe a necessidade de fazer diversas adequações, especialmente de logística acerca do funcionamento, dentro dos padrões exigidos pela legislação federal, que é bastante rigorosa. Junto com o HVU está sendo analisado esse trabalho na prática, como é o funcionamento interno e a distribuição dos procedimentos nas diversas etapas do processo da castração.
O coordenador da Medicina Veterinária da Universidade Agro da Uniube, professor Evandro José Rios, acompanhou o trabalho realizado pelos veterinários do HVU. A responsável pelo setor de qualidade do Hospital, Larissa Beatriz Pereira, explicou que o projeto-piloto vem agregar às políticas públicas de saúde animal, um serviço de qualidade a ser levado, praticamente, até a porta da casa das pessoas.
Um dos castramóveis foi adaptado para receber a fase inicial, ou seja, a preparação do animal-paciente no pré-operatório, quando recebe o anestésico e são feitas a tricotomia e a assepsia para ser levado até a outra unidade, onde está instalado o bloco cirúrgico, específico para evitar contaminação, e à cirurgia propriamente dita. Ambos os trailers são anexos em um só bloco.